Você está aqui:  / Massas e molhos / Massa fresca caseira

Massa fresca caseira

wpid-img_20130204_163101.jpg

Descendentes de italianos têm de honrar o sobrenome e, pelo menos uma vez na vida, fazer massa em casa. E quem não tem nenhuma ascendência proveniente da bota também deveria — além de ser fácil e ficar uma delícia, mexer na massa acaba relaxando um pouquinho antes da refeição.

+/- 2 xícaras de farinha de trigo (branca e/ou integral) ou semolina fina e mais um pouco para enfarinhar
2 ovos
1/4 xícara de água (se necessário)

Despeje 1 xícara e meia da farinha peneirada em uma tigela ou sobre a pia limpa e seca e faça um buraco no meio. Quebre um ovo por vez em uma tigelinha (para evitar de desperdiçar a farinha caso ele esteja estragado) e despeje-o no buraco. Use um garfo para ir batendo os ovos e incorporando a farinha aos poucos até que a massa desgrude dele. Aos poucos vá incorporando a farinha restante.

Eu usei farinha integral e foi necessário colocar um pouquinho de água pois estava muito seca. Se a massa estiver pegajosa, acrescente mais um pouco de farinha. (As quantidades dos ingredientes vão depender muito do tamanho do ovo e da farinha utilizada.)

Em seguida, vá amassando com as mãos até a massa ficar bem lisa (deve demorar entre 10 e 15 minutos, não desista!). Faça uma bola com a massa e embrulhe-a em plástico filme ou um saco plástico para descansar por 30 minutos.

Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa bem fina com um rolo e corte-a como preferir. Se tiver uma máquina de massa, melhor ainda. Depois enfarinhe um pouco mais para não grudar, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por mais uns 30 minutos.

O tempo de cozimento vai depender muito da espessura que você deixar a massa e do formato que fizer, mas geralmente demora menos tempo que as variações secas (compradas no supermercado em saquinhos ou caixinhas) — cerca de 4 a 8 minutos. Fique atento para deixá-la al dente e bem gostosa. Envolva com o seu molho preferido e sirva em seguida.

Esta receita rende entre duas e três porções bem servidas. A massa pronta já cortada (não cozida) pode ser guardada na geladeira em recipiente bem fechado por até 3 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram