Sorvete de abacate com pistache (sem sorveteira)
Este sorvete de abacate é tão versátil que pode ser servido após as refeições como sobremesa, vira um lanche interessante e pode até substituir o café da manhã — por que não?
É uma preparação que tira todo o proveito da untuosidade do abacate, transformando-se em um creme delicioso e com uma cor linda. É super leve e saudável, rico em nutrientes e gordura saudável, que ajuda a reduzir o colesterol e os triglicérides, diminuindo consideralvelmente os riscos de doenças cardíacas.
Já o pistache, além de dar um toque crocante super interessante ao sorvete, ainda adiciona fibras e proteínas à porção, assim como potássio, magnésio, ferro, vitaminas e minerais importantes para a saúde dos ossos, para controle do nível glicêmico e da pressão arterial.
Resumindo: além de bonito e saboroso, o sorvete de abacate ainda faz bem ao organismo. Ah, e é incrivelmente fácil de preparar. Quer mais o quê para experimentá-lo?
Sorvete de abacate com pistache (sem sorveteira)
1/2 abacate maduro
1 pote de iogurte natural (170g.)
1/2 limão espremido
1 punhado de pistache torrado (opcional)
Mel, adoçante ou açúcar mascavo para adoçar (opcional)
Corte o abacate em cubos, coloque em uma assadeira e leve ao congelador. Quando estiver congelado, guarde em sacos plásticos no congelador por até 3 meses.
Bata no processador de alimentos os cubos de abacate congelados com o iogurte, o limão espremido e cerca de 1/4 xícara de pistache, se for usar, até obter um creme homogêneo com pedacinhos de pistache. Se quiser, adoce a vontade (eu não adocei).
Coloque em um pote de vidro ou de metal, tampe ou cubra com plástico filme e deixe congelar por pelo menos 4 horas ou até que fique firme.
Sirva seu sorvete de abacate com pistache, com mais um pouquinho de pistache picado por cima, como sobremesa, lanche ou até café da manhã.
Estas quantidades servem até 4 porções. Mantenha sempre no congelador por até 1 mês.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.