Você está aqui:  / Air fryer / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Kafta de berinjela com linhaça (vegano)

Kafta de berinjela com linhaça (vegano)

A Kafta é uma receita tradicional árabe, geralmente preparada com carne. Não sou vegetariana, mas tenho tentado reduzir ainda mais o consumo da carne vermelha. Por isso sempre estou em busca de outras possibilidades para substituí-la.

Nunca gostei muito de berinjela, só que mais recentemente descobri que a berinjela japonesa tem o sabor mais suave, quase adocicado — o que que convenceu a tentar incluir em meu cardápio. Esta é uma das tentativas e, particularmente neste caso, gostei bastante do resultado. Mas se você quiser, pode usar a berinjela normal mesmo que não tem problema!

Estas kaftas de berinjela foram feitas com farinha de linhaça e ficaram bem gostosas e nutritivas! Para acompanhar, servi com um limãozinho e uma bela salada de folhas para matar a fome e saciar bem.

Kafta de berinjela com linhaça (vegano)

300g. de berinjela em cubos
1/2 xícara de linhaça dourada
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 limão espremido
3 ramos de hortelã fresca bem picadinha
1/2 colher chá cominho em pó
1/2 colher chá canela em pó
1/2 colher de café de pimenta síria
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
4 espetinhos de churrasco

Lave bem a berinjela, descasque metade dela e pique em cubos não muito grandes.

Aqueça uma frigideira com 1 colher de azeite e coloque a berinjela. Não mexa muito para que todos os cubos fiquem bem dourados. Retire a berinjela e reserve em um prato.

Na mesma frigideira, aqueça mais uma colher de sopa de azeite e refogue a cebola com o alho até que fiquem transparentes. Reserve.

Coloque a linhaça em um processador de alimentos e pulse até obter uma farinha não muito grossa. Retire-a do processador e reserve também. Se preferir, use a farinha de linhaça já comprada pronta.

Coloque a berinjela no processador e junte a cebola com o alho, o caldo de limão, a hortelã, o cominho, a canela, a pimenta síria e o sal. Processe para obter uma massa homogênea. Retire essa massa do processador e coloque em uma tigela grande.

Despeje a farinha de linhaça processada e misture à massa, amassando para obter uma massa ainda grudenta mas que pode ser modelada.

Unte a mão com umas gotinhas de azeite e modele as kaftas nos palitinhos. Use a última colher de azeite para pincelar bem todos os lados das kaftas.

Para assar, unte uma assadeira com um pouquinho de azeite e distribua os espetinhos, uns ao lado dos outros. Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que comecem a dourar. Vire-os e espere dourar também do outro lado.

Para preparar na air fryer, preaqueça em 180ºC por 10 minutos. Talvez seja melhor fazer sem os espetinhos. Coloque as kaftas no fundo da gaveta da air fryer sem sobrepor umas às outras e deixe por cerca de 10 minutos (verifique de vez em quando para evitar que queime). Vire na metade do tempo para dourar homogeneamente.

Você ainda pode preparar na churrasqueira ou na frigideira, deixando dourar a superfície.

Eu dividi a massa em quatro partes e achei o tamanho bom para ser servido com acompanhamentos como uma boa salada (a Fatouche é uma boa ideia), tabule, homus e coalhada seca, por exemplo. Se quiser, enrole em pão sírio e forme um kebab. Não esqueça de um limãozinho para deixar o sabor ainda mais gostoso!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram