Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Orecchiette com brócolis e castanhas

Orecchiette com brócolis e castanhas

A parte mais gostosa de seguir amigos que também gostam de cozinhar (e de comer bem) é que invariavelmente a gente acaba descobrindo pratos que nunca provamos. E este orecchiette com brócolis e castanhas é um deles.

Outro dia a Carla do blog Cucina Artusiana postou esta receita e eu fiquei babando. Tinha comprado um pacote de orecchiette, que é uma massa no formato de orelhinhas (que, aliás, é a tradução deste nome em italiano — a pronúncia correta é “orequiéte”).

Não demorei muito para experimentar e adorei o resultado! Uma combinação interessante de ingredientes super simples como o macarrão e o brócolis, mas com uma complexidade de sabores que vêm dos temperos (azeite, alho, alice — que é opcional — e um toque apimentado). Para finalizar, salpiquei uma farofinha de castanhas de caju.

Receita rápida, fácil e super gostosa para ter na manga naqueles dias mais corridos ou cheios de preguiça.

Orecchiette com brócolis e castanhas

200g. de massa orecchiette
200g. de brócolis branqueado (veja AQUI como fazer)
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
Pimenta (usei calabresa, mas dedo de moça fresca combina super bem)
Anchova (alice) em conserva a gosto (opcional)
3 colheres de sopa de azeite
Sal a vontade
Castanhas de caju picadinhas para servir

Em uma panela coloque 3 litros de água para ferver. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue em azeite o alho, a anchova (caso use) e a pimenta. Cuide para não queimar o alho.

Acrescente o brócolis cortado em ramos pequenos, refogue por alguns minutos, adicione o sal e retire do fogo. Reserve.

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente. Antes de escorrer retire uma xícara da água do cozimento e reserve.

Escorra a massa e coloque na frigideira com o refogado de brócolis, adicionando um pouco da água. Misture e finalize em fogo alto até misturar todos os ingredientes.

Sirva em seguida com as castanhas salpicadas por cima. Estas quantidades rendem uma boa porção.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram