Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegetais / Vegetariana / Bobó de palmito

Bobó de palmito

O bobó é um prato brasileiro que reúne influências de diversos povos que habitam nosso país. É basicamente um creme de mandioca bem temperadinho que envolve geralmente frutos do mar.

Aqui, além da receita mais tradicional com camarão, já publiquei uma receita que usa o frango como ingrediente principal e agora trago uma opção super interessante feita com palmito.

Para levantar o domingo preguiçoso, preparei um almoço caprichado com o bobó de palmito acompanhado de arroz de couve e uma farofinha, porque ninguém é de ferro, não é mesmo?

Pra quem curte rótulos, receita #vegana.

Bobó de palmito

250g. de mandioca
300g. de palmito pupunha em conserva
1 cebola em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 pimenta dedo de moça picadinha
1/2 pimentão vermelho em cubinhos
1 tomate em cubinhos
1/2 xícara de leite de coco
1 colher de sopa de azeite de dendê
1 punhado de folhas de coentro
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem, descasque e corte a mandioca em pedaços não muito grandes. Coloque em uma panela de pressão ou panela normal, cubra com água e cozinhe em fogo médio até que esteja macia (cerca de 20 minutos na pressão, uns 45 minutos na panela normal).

Escorra e enxague em água corrente os palmitos. Corte-os em rodelas de mais ou menos 1cm. de grossura.

Aqueça uma panela com um fio de azeite e coloque a cebola para refogar. Quando estiver transparente, junte o alho e a pimenta e deixe refogar por mais uns 3 minutinhos.

Coloque então na panela o pimentão, o tomate, o leite de coco e o azeite de dendê. Deixe cozinhar até os legumes ficarem quase macios. Acrescente o palmito e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Após o cozimento da mandioca, escorra e reserve a água do cozimento. Coloque a mandioca no liquidificador com 1 xícara da água do cozimento e bata até ter um creme liso. Adicione este creme à panela e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto.

Desligue o fogo, junte as folhas de coentro e sirva o bobó de palmito em seguida.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram