Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Pimentão recheado com quinoa e legumes

Pimentão recheado com quinoa e legumes

Pimentão recheado é um clássico da gastronomia mundial, com uma versão própria em praticamente todas as regiões do globo. A grande unanimidade é usar, além do pimentão, o recheio de carne temperada com os temperos típicos.

Eu sou fã de pimentão recheado e foi somente depois de preparar e fotografar este prato que me dei conta de que nunca fiz a receita da forma original, mas sempre substituindo a carne por outros ingredientes. Já tinha publicado aqui uma versão de Pimentão recheado com couscous marroquino e agora chega este com quinoa.

A quinoa também é conhecida como “grão de ouro” não pela sua cor, mas pelas ricas propriedades nutritivas. É um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora para ser transformado em açúcar, e ainda acelera o metabolismo, favorecendo a queima calórica. Além de vitaminas e sais minerais, possui uma combinação de proteínas e aminoácidos equivalente à quantidade de arroz e feijão juntos, e uma boa concentração de Ômega 3, um tipo de gordura boa que limpa as artérias do coração.

Ou seja, uma ótima opção para uma #SegundaSemCarne, não acha?

Pimentão recheado com quinoa e legumes

2 pimentões médios
3/4 de xícara de quinoa crua
2 e 1/2 xícaras de água
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 xícara de legumes picadinhos (usei cenoura e vagem)
Queijo parmesão ralado (opcional)
Cebolinha picada
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um bom fio de azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho, sem deixar dourar. Acrescente a água e a quinoa, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela semitampada por 10 minutos.

Após este tempo, destampe a panela, junte os legumes, dê uma misturada e conte mais 5 minutos. Após este tempo, a quinoa deve estar bem cozida e os legumes cozidos mas ainda firmes. Se ainda tiver muito caldo, deixe secar por mais alguns minutos. Prove e tempere com sal e pimenta do reino.

Enquanto isso, corte a superfície dos pimentões, tirando uma “tampa”. Com a ajuda de uma faca, retire as sementes (com cuidado para não cortar as laterais do pimentão).

Recheie os pimentões com a mistura de quinoa e legumes. Coloque-os “em pé” em um refratário e, se quiser, salpique com queijo ralado.

Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos. Antes de servir o pimentão recheado com quinoa, coloque a cebolinha picada por cima.

Estas quantidades servem duas pessoas. Acompanhe de uma boa salada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • CHEF EM CASA Receitas

    /

    Luciana, esses seus pimentões estão lindos e com cara de deliciosos!!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram