Você está aqui:  / Aves / Calorias reduzidas / Sem glúten / Vegetais / Cevadinha com frango, cenoura e brócolis (em uma panela só)

Cevadinha com frango, cenoura e brócolis (em uma panela só)

Não tenho vergonha de dizer que, apesar de amar cozinhar, sou super preguiçosa. Por isso, adoro refeições de um prato único, principalmente os preparados em uma só panela. Tudo muito prático, rápido e depois ainda não sobra a pia cheia de louças para lavar! Perfeito, não acha?

Esta cevadinha com frango, cenoura e brócolis, feita em uma panela só, fica entre um risoto e um arroz à grega. A diferença do risoto é que a gente não precisa ficar mexendo o tempo todo. E, do arroz à grega é que fica um tanto mais molhadinho vai menos legumes. Um prato completo, suculento, saboroso e bem fácil de fazer.

Ah, a cevadinha é um cereal integral bem próximo da aveia e do trigo, apesar de ser menos usual em nossas mesas (a não ser na cerveja!). Apresenta boas quantidades de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter poucas calorias, é também um excelente aliado para quem está querendo adotar uma alimentação mais saudável, uma vez que que dá bastante saciedade, ao mesmo tempo em que ajuda o funcionamento do sistema digestivo, devido ao seu alto teor de fibras.

Bons motivos para provar você já tem, agora só falta providenciar os ingredientes!

Cevadinha com frango, cenoura e brócolis (em uma panela só)

1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola picadinha
1/2 peito de frango limpo em cubos
1 dente de alho picadinho ou amassado
3/4 de xícara de cevadinha
2 xícaras de caldo de legumes
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1/2 cenoura em cubos
1/2 xícara de brócolis cortado em floretes
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o azeite. Refogue, então, a cebola até ficar transparente.

Acrescente o frango e deixe que cozinhe até perder a cor de cru. Junte, então o alho e deixe refogar por mais uns 3 a 5 minutos, sem que o alho doure.

Junte a cevadinha o caldo de legumes e as ervas finas. Cozinhe por 10 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Após este tempo, adicione a cenoura e deixe cozinhar por mais 5 minutos (se estiver muito seco, coloque um pouquinho de água, cerca de 1/4 de xícara).

Somente então coloque o brócolis, mexa bem e espere apenas que o brócolis esquente. Neste ponto, o caldo deve ter evaporado e a cevadinha deve estar bem cozida e macia.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva a cevadinha com frango, cenoura e brócolis em seguida, ainda quente.

Estas quantidades servem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Regina

    /

    O Luciana,Tudo bem?
    Passei aqui pra te dizer que fiz a Cevadinha e adorei as dicas.Sempre que posso gosto de dar o feedback.
    Às vezes esqueço.😉
    Ficou tão gostosa e fácil de fazer.
    Utilizei com brócolis e cenoura ralada crua.
    Virou um coringa na minha alimentação.
    E espalhei para as amigas que postaram até no Facebook.Cada uma fez a seu modo.Nem todo mundo gosta das mesmas coisas,né?
    Umas colocaram berinjela,outras acrescentaram tomate e cebola refogada.E eu ganhei uma nova versão de arroz que nunca fui fã.
    Além de emagrecer e saciar virou febre entre as amigas mais naturebas.
    Muito Obrigada pela apresentação.
    Muito prazer em conhecê-la “cevadinha”!
    Um beijo e acompanhando o seu “Cozinhando pra dois ou um!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Regina, fiquei muito feliz por você ter voltado para dar seu feedback e muitíssimo mais em saber que você não apenas gostou da receita como compartilhou com suas amigas. Que bom, fico mesmo bem satisfeita em saber disso!
    Um grande beijo, muito obrigada a volte sempre 🙂

  • Luzia Conehero

    /

    Vou fazer !!! Tbm não conheço (ainda) a CEVADINHA . Me pareceu muito saudasau, só não gosto caldo de legumes industrializado.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Luzia,
    se você clicar sobre o link nas palavras caldo de legumes vai acessar a receita do caldo caseiro. Aqui não usamos caldo industrializado, inclusive costumo preparar cubinhos caseiros. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram