Você está aqui:  / Aves / Calorias reduzidas / Sem glúten / Vegetais / Cevadinha com frango, cenoura e brócolis (em uma panela só)

Cevadinha com frango, cenoura e brócolis (em uma panela só)

Não tenho vergonha de dizer que, apesar de amar cozinhar, sou super preguiçosa. Por isso, adoro refeições de um prato único, principalmente os preparados em uma só panela. Tudo muito prático, rápido e depois ainda não sobra a pia cheia de louças para lavar! Perfeito, não acha?

Esta cevadinha com frango, cenoura e brócolis, feita em uma panela só, fica entre um risoto e um arroz à grega. A diferença do risoto é que a gente não precisa ficar mexendo o tempo todo. E, do arroz à grega é que fica um tanto mais molhadinho vai menos legumes. Um prato completo, suculento, saboroso e bem fácil de fazer.

Ah, a cevadinha é um cereal integral bem próximo da aveia e do trigo, apesar de ser menos usual em nossas mesas (a não ser na cerveja!). Não contém glúten, mas apresenta boas quantidades de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter poucas calorias, é também um excelente aliado para quem está querendo adotar uma alimentação mais saudável, uma vez que que dá bastante saciedade, ao mesmo tempo em que ajuda o funcionamento do sistema digestivo, devido ao seu alto teor de fibras.

Bons motivos para provar você já tem, agora só falta providenciar os ingredientes!

Cevadinha com frango, cenoura e brócolis (em uma panela só)

1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola picadinha
1/2 peito de frango limpo em cubos
1 dente de alho picadinho ou amassado
3/4 de xícara de cevadinha
2 xícaras de caldo de legumes
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1/2 cenoura em cubos
1/2 xícara de brócolis cortado em floretes
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o azeite. Refogue, então, a cebola até ficar transparente.

Acrescente o frango e deixe que cozinhe até perder a cor de cru. Junte, então o alho e deixe refogar por mais uns 3 a 5 minutos, sem que o alho doure.

Junte a cevadinha o caldo de legumes e as ervas finas. Cozinhe por 10 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Após este tempo, adicione a cenoura e deixe cozinhar por mais 5 minutos (se estiver muito seco, coloque um pouquinho de água, cerca de 1/4 de xícara).

Somente então coloque o brócolis, mexa bem e espere apenas que o brócolis esquente. Neste ponto, o caldo deve ter evaporado e a cevadinha deve estar bem cozida e macia.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva a cevadinha com frango, cenoura e brócolis em seguida, ainda quente.

Estas quantidades servem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: