Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Vegetariana / Sopa caprese (de tomate e muçarela com molho pesto)

Sopa caprese (de tomate e muçarela com molho pesto)

Sopa de tomate é um clássico que vira e mexe aparece no meu jantar — é facílima de fazer, fica pronta rápida e muito gostosa. Já servi com salada de agrião temperada com limão, com brotos ou grãos germinados (fica uma delícia!). Aí outro dia eu comecei a prepará-la e encontrei na geladeira um pote de muçarela de búfala.

Pensei em fazer um picadinho marinado no azeite, mas logo me passou pela cabeça uma ótima ideia: bater a muçarela junto com a sopa! Nem avaliei a ideia e já coloquei em prática.

O resultado? Uma sopa cremosa, aveludada e super saborosa. É claro que tinha que vir parar aqui para vocês também experimentarem, né? 😉

Sopa caprese (de tomate com muçarela e manjericão)

6 tomates sem pele e sem semente
1/2 cebola
1 dente de alho
3 xícaras de água ou caldo de legumes/galinha
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de molho de pimenta (opcional)
1 ramo de manjericão e/ou salsinha frescos
150g. de muçarela de búfala fresca
Molho pesto a vontade
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados grosseiramente. Quando começarem a dourar, coloque os tomates em pedaços e mexa bem. Adicione a água/caldo, o molho inglês, o molho de pimenta, se for usar, e o manjericão/salsa, prove e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe ferver por 5 a 8 minutos, até que os tomates estejam bem macios. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

Dica: você pode substituir os tomates frescos por 400g. de tomates pelados em lata (com o suco) ou então polpa de tomate. Neste caso, não precisa usar a água/caldo de galinha.

Coloque tudo no liquidificador com a muçarela picada e bata até ficar bem homogêneo (por via das dúvidas, deixe uma fresta para que o calor não faça o liquidificador explodir). Se quiser, passe por uma peneira para eliminar possíveis pedaços maiores.

Retorne à panela e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos, sempre mexendo. Sirva a sopa caprese em seguida com o molho pesto por cima. Se quiser, enfeite com ervas frescas ou brotos e acompanhe de torradinhas.

Esta receita serve duas porções, suficientes para a entrada de duas pessoas ou uma refeição leve para uma pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: