Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Tortas e quiches / Vegetais / Vegetariana / Mini quiches no cogumelo

Mini quiches no cogumelo

Estas mini quiches no cogumelo, além de serem deliciosas, são uma preparação interessante: evito a massinha da base das quiches e ainda ganho em sabor. Sem contar que cogumelos são uma ótima opção, por ter uma boa quantidade de proteínas sem muitas gorduras e com poucas calorias.

Nesta preparação, a gente tem um prato bem equilibrado que, para virar uma refeição completa, basta acrescentar uma bela salada e talvez uma porção de arroz integral, por exemplo.

Não é uma novidade aqui (já publiquei há alguns anos postei os Cogumelos shitake recheados com creme de brócolis), mas como é uma variação, resolvi postar novamente. Portanto, aproveite a oportunidade e experimente ao menos uma destas receitas.

Mini quiches no cogumelo

3 a 4 cogumelos portobelo ou shitake grandes e frescos
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
50g. de bacon em cubinhos
150ml. de creme de leite
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão, canastra ou o de sua preferência)
2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
Azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada a vontade

Para preparar as mini quiches no cogumelo, comece limpando os cogumelos com um paninho limpo ou papel toalha para retirar qualquer sujeira que possa ter (Fica a dica: NUNCA lave cogumelos frescos pois, como eles são iguais a uma esponjinha e acabam absorvendo a água, o que prejudica a textura e o sabor do prato).

Com muito cuidado, retire os cabos dos cogumelos com a ajuda de uma colherzinha para não machucar as laterais. Coloque-os em um refratário ou assadeirinha, regue com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 minutos.

Aqueça uma panela e coloque os cubinhos de azeite para soltar a gordura. Nela, refogue o alho até começar a dourar.

Enquanto isso, pique bem os cabinhos dos cogumelos. Adicione-os ao refogado da panela e deixe cozinhar por uns 3 a 4 minutos.

Desligue o fogo, coloque o creme de leite, misture e, depois, envolva o queijo ralado (eu usei uma mistura de parmesão com queijo canastra). Prove e tempere com sal (se precisar), metade do cheiro verde, pimenta do reino e a noz moscada raladinha na hora.

Retire os cogumelos do forno e aos poucos vá colocando o creme dentro de cada um, cuidando para não transbordar. Salpique um pouquinho mais de queijo, o restante das ervas e retorne ao forno por mais uns 15 a 20 minutos até que esteja gratinado.

Esta quantidade serve duas pessoas. Se quiser, enfeite as mini quiches no cogumelo com mais um fio de azeite e ervas frescas picadinhas.

Sugiro acompanhar de um arroz integral ou de um cuscuz marroquino bem temperadinho e uma boa salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: