Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetariana / Galette de muçarela com tomate e manjericão

Galette de muçarela com tomate e manjericão

 

As tortas são sempre uma boa ideia para resolver uma refeição mais leve ou um lanche rápido. Para completar o prato, basta uma bela salada colorida de folhas e legumes.

Como já contei algumas vezes por aqui, meu pai é louco por pizza. Então, uma boa solução para agradar é variar a combinação de massa, queijo e tomate. Ou seja, esta galette de muçarela com tomate e manjericão virou uma ótima alternativa ao cardápio de todos os dias.

Ainda tinha um pedaço da muçarela de búfala que trouxe lá de Belém, e foi ela que usei para rechear esta torta rústica e ficou simplesmente maravilhosa. Mas se você não tiver o queijo paraense, pode usar qualquer outro que não tem como dar errado.

Mais uma receita deliciosa que trouxe lá no blog Francinha Cooks, da Vivian França.

Galette de muçarela com tomate e manjericão

Para a massa:
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo (usei metade integral)
115g. de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos
4 colheres de sopa de água gelada
1 pitada de sal

Para o recheio:
300g. de tomates cereja cortados ao meio
200g. de muçarela de búfala
1/2 xícara de chá de folhinhas de manjericão
Sal e pimenta a vontade

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e adicione a manteiga. Vá apertando com as pontas dos dedos para formar uma farofa. Aos poucos, adicione a água e continue amassando com as pontas dos dedos até conseguir formar uma bola com a massa. Embrulhe com plástico filme e deixe no freezer por 1 hora.

Quando faltar cerca de 10 minutos para completar a 1 hora de descanso, préaqueça o forno em 180ºC.

Polvilhe uma superfície limpa com um pouquinho de farinha e abra um disco com a massa, de cerca de 30 centímetros de diâmetro. Coloque sobre uma assadeira de pizza.

No centro da massa, coloque os tomates cortados e a mussarela, tempere com sal e pimenta. Puxe as bordas para cima do recheio, deixando o centro aberto. Eu prefiro que as folhinhas de manjericão assem com o queijo, deixando-o saboroso mas, caso prefira, deixe para acrescentá-la ao tirar a galette do forno.

Como tinha uma clara de ovo sobrando na geladeira, passei sobre a pontinha da massa dobrada sobre ela. Se não tiver, não precisa.

Leve ao forno por 40-45 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Sirva sua galette de muçarela em seguida, ainda quentinha e com o queijo derretido.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram