Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Vegetariana / Ensopado de grão de bico com legumes

Ensopado de grão de bico com legumes

Nos dias mais frios eu me transformo em uma vovózinha que se recusa a sair de baixo das cobertas. Minha vontade verdadeira mesmo era conseguir me envolver em um casulo e poder hibernar até a chegada da primavera, sem precisar enfrentar o inverno. Seria o mundo perfeito para mim!

Mas como não dá para evitar o mundo durante esses meses gelados, eu me jogo nos pratos mais quentinhos e reconfortantes que eu conheço. E grão de bico é sempre uma boa escolha, na minha opinião.

Em um dia sem muitos planos para o almoço, comecei a investigar a despensa em busca de inspiração. Encontrei os grãos de bico e parti em busca de complementos para eles. No congelador, tinha cenoura e salsão picadinhos. Na geladeira, achei um tomate e um pedaço de linguiça portuguesa. Completei com cebola, alho e cominho e, alguns minutos depois, tinha um belo ensopado de grão de bico na mesa.

Dá para comer como sopa ou então da forma como fiz na foto: em um bowl com arroz branquinho feito na hora. Um bom vinho para acompanhar e voilà, refeição pronta!

Ensopado de grão de bico com legumes

1 xícaras de grão de bico cru
3 xícaras de água
1 a 2 dentes de alho amassados ou bem batidinhos
1 cebola picadinha
150g de linguiça portuguesa em meias rodelas
1/2 xícara de cenoura em cubinhos
1/4 de xícara de salsão picado
1 tomate em cubos
1 colher de chá de cominho em pó
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o ensopado de grão de bico, coloque o grão de bico de molho em água suficiente para cobri-lo, preferencialmente de um dia para o outro. Depois disso, escorra bem, coloque os grãos em uma panela e acrescente as 5 xícaras de água. Cozinhe até que fique macio mas ainda firme (em panela de pressão por mais ou menos 10 minutos e em panela normal por mais ou menos 20 minutos). Escorra e reserve os grãos e o caldo.

Dica: se preferir, use o grão de bico cozido e embalado em lata ou sachê (opte pelos que não tenham aditivos como conservantes ou condimentos).

Em outra panela, aqueça um fio de azeite e refogue o alho e a cebola. Quando começar a dourar, coloque a linguiça, o tomate, a cenoura e o salsão. Salpique o cominho, mexa rapidamente e junte o caldo do cozimento do grão de bico. Deixe ferver por uns 5 minutinhos para que os sabores se combinem.

Por fim, retorne os grãos de bico já cozidos à panela — se preferir que fiquem mais macios do que estão, deixe-os cozinharem por mais um tempo.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em seguida com uma boa pimenta. Eu servi, na foto, com arroz mas também pode virar uma sopa caprichada.

Esta quantidade rende duas porções de ensopado de grão de bico servido como acompanhamento ou uma boa porção, como sopa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram