Você está aqui:  / Acompanhamentos / Polenta super cremosa

Polenta super cremosa

Polenta é meu acompanhamento preferido de sempre. Amo a versão frita, como porção, mas amo mais ainda o angu mole que absorve o molho que a gente escolher. Para mim é sinônimo de conforto, de comida que alimenta o corpo e ainda faz um afago na alma.

Talvez por minha familia ter origem italiana, sempre foi muito comum servirmos um prato assim. Mas geralmente a receita era mais rústica, granulada, cozida no caldo temperado. Diferente do que a gente geralmente encontra nos restaurantes: uma versã mais cremosa, aveludada. Um tantinho mais sofisticada, diremos.

Aí que minha amiga Thaís, que também adora um bom prato de polenta, perguntou ao garçom como a polenta cremosa que eles serviam era feita para ficar tão cremosa. O segredo, segundo ele, era cozinhar a farinha de milho no leite, em vez de no caldo. É óbvio que essa informação ficou no meu inconsciente pedindo para ser colocada em prática, né?

Não demorou muito e resolvi provar a técnica da tal polenta cremosa. Aproveitei e usei um outro truque que aprendi em uma oficina de cozinha italiana: misturar o creme com um mixer, que deixa tudo ainda melhor.

Precisa dizer que o resultado ficou incrível? Pois eu acho que nunca mais farei outra receita que não seja esta de polenta cremosa!

Polenta super cremosa

1 e 1/2 xícaras de leite
1 tablete de Caldo de legumes saudável caseiro (veja AQUI a receita)
1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida para polenta
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela, dissolva no leite o caldo de legumes e a farinha de milho (isso evita que a polenta empelote). Leve a panela ao fogo médio e mexa continuamente para cozinhar e engrossar.

Dica: eu definitivamente não recomendo, mas se quiser, substitua o Caldo de legumes saudável caseiro (por meio tablete de caldo industrializado, por sua conta e risco.

O leite ajuda a deixar a polenta cremosa, mas mexer bem também ajuda. Se preferir, use um mixer para fazer isso (eu usei e realmente o resultado é uma polenta cremosa MESMO) .

Quando começar a borbulhar, adicione o queijo ralado e a manteiga e continue mexendo. Prove e corrija o sal, se necessário. Finalize temperando com a pimenta do reino.

Deixe engrossar até o seu ponto preferido (mais mole ou mais firme). Sirva em seguida a polenta cremosa nos pratos e, se quiser, finalize com mais um pouco de queijo ralado.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas (ou três que não comam exageradamente!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram