Você está aqui:  / Como fazer / Pães e biscoitos / Reaproveitamentos / Sanduíches / Pão francês recheado para um lanche rápido

Pão francês recheado para um lanche rápido

PaoFrancesRecheado_CozinhandoPara2ou1

Eu não me canso de repetir que criatividade é tudo na cozinha. Não basta conhecer todas as técnicas e as melhores receitas se na hora em que faltar um ingrediente específico ou quando você tiver que se virar somente com o que tem na geladeira, não sair nada.

Em um domingo, tinha combinado de jantar fora, por isso nem me preocupei em deixar a compra do supermercado para a semana seguinte. Mas choveu muito, uma tempestade que inundou a cidade e desligou a luz em vários bairros. Com o caos instaurado, resolvemos ficar em casa e, obviamente, o delivery não era uma boa opção (ou acabaríamos jantando somente no dia seguinte).

Diante deste cenário, a saída foi investigar quais eram as opções na geladeira e na despensa para avaliar qual era a situação, que não era assim tão alarmante: um pouco de carne moída com molho da macarronada do almoço, alguns pedaços de palmito e tomatinhos da salada, um restinho de queijo e presunto e alguns pães um pouco velhinhos mas ainda bons.

A solução, então, foi preparar sanduíches diferentes, caprichados e bonitos, sem aquela cara de refeição improvisada de emergência. Postei a foto no Instagram e foi um sucesso, porém nem ia postar aqui pois achei que era básico demais. Mas conversando com uma colega do trabalho sobre comemorações especiais que acabam não dando certo, contei para ela sobre esses lanches e ela amou, pediu pelamordedeus para ensiná-la como preparei cada um dos recheios e disse que muita gente não tem essas ideias, por isso seria legal compartilhar. Pois então que seja ouvida a voz do povo: aqui está a dica. Espero que gostem! 🙂

Pão francês recheado para um lanche rápido

Pão (pode ser amanhecido)
+/- 1/2 xícara de recheio (veja sugestões abaixo)
1 punhadinho de queijo ralado

Corte, com uma faca de serra, uma fatia fina na parte de cima do pão, para abri-lo. Retire a tampa (você pode fazer torradas ou farinha de pão ralado) e, com as mãos, vá amassando o miolo do pão para as laterais e o fundo dele (isso é importante para que o recheio não escape.

Preencha o pão com o recheio, salpique o queijo ralado por cima e coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido em 200°C até o queijo derreter. Sirva em seguida.

Como disse ali em cima, fiz com carne moída com molho de tomate; palmito refogado com 1 colher de sopa de requeijão, ovo cozido e tomatinhos cereja; e queijo e presunto picados com tomatinhos e orégano. Veja abaixo mais opções.

Sugestões de recheio:
. cubinhos de muçarela e presunto ou peito de peru com tomate e orégano
. recheio de frango desfiado
. queijos ralados misturados
. carne moída (com cenoura)
. carne louca ou “frango louco”
. frango desfiado refogado com milho e requeijão por cima
. legumes em cubinhos salteados na manteiga
. espinafre ou escarola refogados
. linguiça defumada picadinha coberta com cream cheese
. atum escorrido e misturado com ervilhas e/ou cenoura cozida picadinha
. sardinha escorrida e tomate picadinho temperado com um pouco de sal e azeite
. muçarela de búfala com tomate seco e rúcula
. brócolis cozido com molho bechamel cremoso (com ou sem queijo)
. ricota temperada com pedaços de azeitonas, de damasco, lascas de amêndoas ou nozes picadas
. refogado de abobrinha com linguiça
. guisado colorido rápido
. cogumelos refogados na manteiga com um pouquinho de creme de leite
. salame picadinho com cream cheese em cima

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram