Crumble salgado de legumes e queijo
A vida de blogueiro de gastronomia não é fácil. Como todo mundo, às vezes a gente erra a receita, não tem truque que dê jeito de ficar boa — e a gente também desiste. Mas para mim o pior mesmo é quando a receita fica perfeita e a foto não corresponde à gostosura. Já deixei de publicar receitas mais ou menos por causa de uma foto péssima, mas desta vez achei que realmente valia a pena publicar esta foto não tão boa para acompanhar a receita excelente.
Por enquanto fica assim, quem sabe em breve não repito o cardápio para conseguir uma foto melhor?
Crumble salgado de legumes e queijo
2 xícaras de legumes picados (usei batata doce, berinjela e abobrinha)
1/2 cebola picadinha
1/4 xícara de água
1/4 xícara de farinha de rosca ou pão duro ralado
1 colher de sopa de amêndoas em lascas + avelãs (ou de outras oleaginosas)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 fatia grossa de queijo meia cura em cubos
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e coloque a cebola para refogar. Antes que comece a dourar, comece a colocar os legumes, do mais duro ao mais macio (eu coloquei na seguinte ordem: batata doce até começar a amolecer, berinjela e abobrinha), mexendo de vez em quando. Acrescente a água e espere a quase secar. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe esfriar um pouco.
Em um processador de alimentos ou no liquidificador, coloque os outros ingredientes (menos o queijo) com uma pitada de sal e misture bem até obter uma farofa.
Arrume os legumes em um refratário que possa ir ao forno, distribua o queijo por cima e cubra tudo com a farofa. Leve ao forno preaquecido em 200ºC por mais ou menos 10 minutos ou até que forme uma casquinha dourada por cima.
Sirva em seguida.
Esta quantidade rende entre 2 e 3 porções bem servidas. Eu acompanhei apenas de uma bela salada.
Lilian Carvalho
31 de agosto de 2015 em 20:05
Realmente a receita parece deliciosa. Adoro legumes e amo queijos.
Oq imagina que poderia melhorar a foto?
Luciana Carpinelli
31 de agosto de 2015 em 20:11
Lilian, vale muito a pena fazer. O prato fica diferente, super gostoso. 🙂
E quanto à foto, com o tempo a gente vai ficando mais exigente… o dia não estava muito bonito, então a iluminação deixou a desejar. Aí o foco não ficou legal e as cores estão estouradas (o branco parece “brilhante”). Enfim, nada tão sério que tenha me impedido de publicá-las, mas poderiam ser bem mais bonitas. 🙂