Você está aqui:  / Como fazer / Doces, bolos e sobremesas / Como fazer pudim na boca do fogão

Como fazer pudim na boca do fogão

PudimNoFogao_CozinhandoPara2ou1

Vivendo e aprendendo. Este ditado é um dos meus principais objetivos de vida: aprender cada vez mais. E este espaço aqui é uma forma de compartilhar e multiplicar esses aprendizados que vou acumulando, por mais simples que possam parecer — sempre pode ser útil para alguém, não tenho dúvidas disso.

Uma vez conversei com uma amiga sobre as maravilhas e exageros de se ter um fogão com dois fornos (sim, isso existe!) e chegamos à conclusão de que ele só é realmente útil em situações como as festas de Fim de Ano, quando há tantos assados na fila do forno que a sobremesa acaba não podendo ser pudim por pura falta de espaço — há alternativas como o pavê, por exemplo, que liberam mais tempo para o peru.

Só que minha mãe acabou, finalmente, destruindo essa teoria: é possível “assar” o pudim na boca do fogão. Juro que duvidei MUITO da informação, tanto que ela resolveu preparar um pudim de leite só para me provar que ela tinha razão — e o processo foi todo documentado, como vocês podem ver nas fotos acima.

Para preparar pudim na boca do fogão, é necessária uma panela grande em que caiba a forma de pudim com uma folga de pelo menos 1 dedo de espaço em volta e uma tampa que cubra todo o seu diâmetro. Encha com água o fundo desta panela, mais ou menos uns 4 dedos de altura cheia de água, e leve ao fogo médio para esquentar.

Prepare, então, a mistura do pudim e coloque-a na forma de acordo com a receita. Com cuidado (para não derrubar e para não se queimar), arrume a forma de pudim dentro da panela com a água, que já deve estar quente mas ainda não fervendo.

Cubra com a tampa e aumente o fogo até ferver. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e deixe cozinhar pelo tempo indicado na receita. Após o tempo, retire do fogo e espere o pudim esfriar normalmente.

Gostou da ideia e quer testá-la? Sugiro a receita de Pudim de leite condensado da Vó Ninha (sem furinhos).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Eliana Costa

    /

    Sabe dizer em quanto tempo o pudim ficou pronto.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eliana, o tempo de cocção vai depender da sua receita, mas este da foto ficou pronto em uns 45 minutos.
    Beijo e volte sempre! 🙂

  • eliane

    /

    Fiz e ficou maravilhoso,na boca do fogão é rapidinho e fica com a mesma consistência do forno,eu esquentei a agua na panela uns quatro dedos de agua e coloquei a massa do pudim,depois de ferver,uns 15 minutinhos estava pronto.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram