Você está aqui:  / Massas e molhos / Peixes e frutos do mar / Macarrão com molho de camarão e funghi

Macarrão com molho de camarão e funghi

MolhoDeCamaraoComFunghi_CozinhandoPara2ou1

Outro dia vi no cardápio de um restaurante, a opção de molho de tomate com camarões e funghi secchi para acompanhar massas e, à primeira vista, achei estranho. Aquela ideia de que não combinava ficou na minha cabeça até que pensei: camarão é bom, funghi é bom, macarrão e molho de tomate também são bons; ou seja, não tem como ficar ruim!

O problema é que me arrependi amargamente de não ter pedido o tal prato e nada me fazia esquecê-lo. A saída foi, então, tentar prepará-lo em casa, do jeito que eu imaginei que fosse feito. Não sei se acertei, mas que ficou uma delícia não posso negar!

2 porções de macarrão (eu usei um talharim integral)
15g. de funghi secchi (cogumelos desidratados)
1/2 xícara de vinho branco ou água morna
1 dente de alho picadinho
200g. de camarões limpos
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
200ml. de polpa de tomate (ou de tomates pelados)
1 pitada de pimenta calabresa desidratada (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Antes de começar, coloque o funghi para hidratar no vinho ou na água quente e deixe descansar por pelo menos uns 20 minutos. Depois deste descanso, retire os pedaços de cogumelo, escorra-os bem e corte-os em pedaços menores. Reserve o líquido.

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Enquanto isso, aqueça um fio de azeite em uma panela e refogue o alho sem deixar dourar (como eu gosto muito de alho, coloquei 2 dentes). Acrescente os camarões já limpos, dê uma mexidinha rápida e, em seguida, coloque a polpa de tomate (não tinha tomates pelados mas acho que ficaria ainda melhor), 2/3 do líquido usado para hidratar o funghi (cuidado pois sempre fica uma sujeirinha no fundo e ela não deve ir para a panela) e o funghi.

ComoFazerMolhoComCamaraoEFunghi_CozinhandoPara2ou1

Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por mais ou menos 4 minutos. Por fim, coloque a pimenta desidratada, se for usar.

Escorra a massa e envolva-a com o molho antes de servir nos pratos. Se quiser, salpique um pouco de queijo ralado ou de ervas picadinhas por cima.

Esta quantidade rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram