Brócolis no shoyo com alho e gergelim
Desde muito pequena a carne não é a primeira fonte de proteína na minha alimentação — nunca fui muito fã, meu organismo não a digere muito bem e, desde sempre, os vegetais têm cumprido bem este papel. Raramente falta uma bela salada e os legumes estão sempre presentes na minha mesa, mesmo aqueles de que não gosto muito.
Depois que descobri que a mesma quantidade de brócolis tem mais proteínas do que de carne vermelha, ele tem ganhado cada vez mais espaço na minha vida, seja servido na salada ou como acompanhamento. E neste caso, as sementes de gergelim também contribuem para complementar o prato por terem grande quantidade de proteínas, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B, assim como fibras insolúveis, que promovem a saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Uma sugestão leve, gostosa, nutritiva e super fácil de preparar para uma #SegundaSemCarne. Para completar a refeição, arroz, feijão e uma salada de folhas com tomate. Simples assim. 😉
1/2 brócolis japonês (ninja) cortado em floretes não muito grandes
2 dentes de alho em fatias não muito finas
3 colheres de sopa de shoyo
2 colheres de sopa de gergelim torrado
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça, em uma panela pequena, um fio de azeite e coloque o alho. Antes que comece a dourar, acrescente o brócolis e misture. Logo em seguida regue com o shoyo, mexa novamente e deixe cozinhar por 3 minutos.
Desligue o fogo, tempere com pimenta do reino e, se precisar, um pouquinho de sal (prove antes pois o shoyo já é salgado, geralmente não precisa colocar mais sal). Arrume o brócolis no prato e distribua o gergelim por cima. Sirva quente ou frio.
Esta quantidade serve duas pessoas como acompanhamento.
Pingback
10 de novembro de 2014 em 12:19
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/11/08/tori-katsu-ou-chicken-katsu-frango-empanado-oriental-com-molho-agridoce/
Liliane de Paula Martins
10 de novembro de 2014 em 16:24
Aqui, ainda não descobri o jeito certo de ler e comentar.
Não é como um site ou como um blog.
Receita legal de brócolis e gergelim
Gabriel
21 de fevereiro de 2016 em 16:09
me parece que um shimeji cairia MUITO BEM nessa delicia. Valeu pela dica!
Luciana Carpinelli
21 de fevereiro de 2016 em 23:47
Oi, Gabriel.
Eu que agradeço a visita e o comentário. E, particularmente, acho que shimeji cai bem com quase tudo! 😉
Yara Bretas
6 de agosto de 2017 em 2:14
Adorei o cardápio para a semana toda, com ênfase nesse brócolis que deve ser sensacional, vou fazer com certeza. Muito obrigada, Luciana, por nos proporcionar tantas delícias sem fim. Um grande beijo
Luciana Carpinelli
6 de agosto de 2017 em 2:24
Que bom que gostou, Yara. Fico muito feliz por ser útil — realmente dá um trabalho para fazer, que é recompensado com este carinho.
E tenho certeza de que irá amar esse brócolis!
Beijo e volte sempre 🙂