Você está aqui:  / Acompanhamentos / Receitas com vídeo / Segunda Sem Carne / Vegetais / [VÍDEO] Purê de batatas com queijos (Aligot)

[VÍDEO] Purê de batatas com queijos (Aligot)

puredebatatacomqueijosaligot_cozinhandopara2ou1

Praticamente tudo fica ótimo com batatas, é fato. Mas, como dizem, nada é tão perfeito que não possa melhorar. Sabe aquele tradicional purê de batata cremoso e bem temperadinho de todos os dias? Pois ele pode ficar super especial e fazer parte de um almoço ou jantar mais caprichado se ganhar o sabor e a textura de bastante queijo derretido: este é o francês “Aligot“.

Apesar do nome com sotaque metido, acho que deu para perceber que ele não leva nada de muito diferente do que a gente geralmente tem em casa. E garanto que os queijos escolhidos não precisam ser caríssimos como se pode imaginar: uma muçarela básica ou um minas padrão dão conta do recado sem dever muito aos importados como o gruyère e o emmenthal. Ou seja, dá para adaptar a receita ao seu gosto e também ao seu bolso. 😉

Para esta receita, tomei por base uma que vi no Gordelícias. Gostei tanto do resultado quando provei pela primeira vez que achei que merecia um vídeo para mostrar bem a textura e como é fácil de preparar. Espero que não fiquem dúvidas depois de acompanhar o passo a passo completo!

300g. de batatas inglesas (+/-3 batatas médias)
1 colher de sopa de manteiga
100g. de creme de leite
1 dente de alho amassado
200g. de queijo ralado (estepe, queijo do reino, muçarela, minas padrão, canastra, gruyère, emmenthal etc.)
Sal e pimenta do reino a vontade

.

Descasque as batatas e corte-as em pedaços não muito pequenos. Coloque-os em uma panela com água suficiente para cobri-los e espere ferver. Adicione bastante sal (+/- 1 colher de sopa), abaixe o fogo e espere até que fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar).

Depois de cozidas, escorra bem as batatas e amasse-as ainda quentes com um garfo (ou use um espremedor) na própria panela. Retorne ao fogo baixo e acrescente a manteiga, o alho, o creme de leite e um pouquinho mais de sal e pimenta do reino. Dica: preste atenção nos queijos que você vai usar — se forem mais salgados, nem precisa.

Vá misturando com uma colher de pau ou espátula com cabo longo até integrar bem os ingredientes e obter um purê homogêneo. Comece então a juntar os queijos aos poucos, mexendo bem para que eles derretam e se integrem ao purê.

No vídeo, usei metade de queijo estepe (estava com um preço ótimo!) e metade do Queijo Palmyra, de que virei fã. Você pode usar outros queijos, a única exigência é que ele derreta bem, ficando elástico, para dar o ponto no seu aligot.

O segredo é não ter pressa e envolver bem o queijo derretido com o creme de batata. O resultado é um purê lisinho mas bem estruturado.

Sirva logo em seguida, ainda bem quente, acompanhando uma bela carne bovina, suína ou de frango assada ou cozida, de preferência com um molho gostoso. Este aligot eu servi com a Costela suína super fácil — aliás, na semana que vem vai ter vídeo com uma sugestão deliciosa e hiper fácil de preparar (se eu fosse você, já assinava as atualizações do canal do Cozinhando Para 2 ou 1 no YouTube, hein? 😉 ).

Esta quantidade serve muito bem 2 pessoas. Para deixar o prato mais colorido, você pode jogar umas ervas frescas picadinhas por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram