Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Peixes e frutos do mar / Risoto cremoso de camarão

Risoto cremoso de camarão

img_20131231_144042.jpg
Durante as minhas férias, postei algumas fotos no Instagram e, entre todas, esta foi a que mais repercutiu: muita gente entrou em contato pedindo a receita. Finalmente consegui colocar as coisas em ordem e aqui está ela.

Este risoto foi um pedido especial do meu avô, que adora risoto “de verdade” e fazia tempo que não comia um. Gostou tanto que devorou quase tudo sozinho!

Risoto cremoso de camarão

+/- 250g. de camarões limpos
1/2 limão grande espremido
2 dentes de alho
1/2 cebola picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/2 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de camarão, de peixe ou de legumes
2 tomates médios sem pele e sem sementes
3 colheres de sopa de manteiga gelada
+/- 50g. de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Tempere os camarões limpos com o limão, sal e pimenta do reino e deixe na geladeira por pelo menos uns 15 minutos. Se o camarão for fresco e você limpar em casa, guarde as cabeças e os rabinhos e prepare um caldo fervendo-os em água por uns 20 minutos e utilize-o para fazer o risoto.

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela alta e refogue 1 dente de alho com os camarões e o tempero dele por mais ou menos 3 minutos (não deixe cozinhar por muito tempo para que não fique borrachento). Retire os camarões e reserve-os. Se quiser, acrescente o líquido ao caldo.

Na mesma panela, acrescente 1 colher de margarina, refogue o alho restante com a cebola sem deixar dourar. Adicione o arroz (neste da foto eu usei arroz comum e o resultado foi muito melhor do que eu imaginava!) e o tomate picadinho, mexa bem para  distribuir o tempero e regue com o vinho. Deixe ferver um pouco para o álcool evaporar e quase secar (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois disso, você vai acrescentando conchas do caldo de camarão, de peixe ou de legumes aos poucos e mexendo para que o amido solte e deixe o risoto cremoso até que o arroz fique al dente. Isso deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos todo o caldo (se precisar, aumente um pouquinho a quantidade).

Retorne os camarões à panela até que incorporem bem. Desligue o fogo, retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Integre a manteiga ao risoto com o queijo ralado e misture bem para que derretam (margarina não dá o mesmo ponto cremoso).

Sirva imediatamente para que o risoto não seque. Esta quantidade serve bem 2 pessoas (sem acompanhamentos) ou até 4 pessoas dependendo dos complementos da mesa (entrada, salada, carnes etc).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram