Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Matinais / Reaproveitamentos / Rabanadas com calorias reduzidas e assadas

Rabanadas com calorias reduzidas e assadas

Rabanada nunca foi muito comida das Festas de Fim de Ano porque na cozinha da minha avó ela aparecia o ano todo, sempre que sobravam alguns pães amanhecidos. Mas é claro que ela não pode faltar na mesa da ceia (e no café da manhã do dia seguinte!).

Como nesta época a gente geralmente exagera nas comilança, com base em algumas receitas que não deram certo, troquei alguns ingredientes, ajustei quantidades e para terminar, assei no forno. Aqui está uma rabanada light e super fácil para você!

Rabanadas com calorias reduzidas e assadas

8 fatias de pão amanhecido (+/- 2 cm. cada)
1/4 xícara de leite desnatado
1/4 xícara de leite de coco light (pode substituir por leite comum ou condensado)
1 ovo
1 colher de sobremesa de licor de laranja (ou outro licor, essência/extrato de sua preferência)
1 colher de sopa de açúcar (eu usei o mascavo, pode substituir por adoçante)
1 colher de café de canela em pó
Açúcar e canela para servir (opcional)

Unte uma assadeira com um tiquinho de azeite e reserve. (Eu usei uma assadeira antiaderente e eliminei essa gordura.)

Misture o leite com o leite de coco e o ovo e bata rapidamente com um fouet até ficar uniforme e espumando. Acrescente o licor ou essência/extrato (de baunilha, laranja, rum, panetone etc.), o açúcar e a canela em pó e misture novamente.

Mergulhe cada fatia de pão na mistura, deixando que absorva um pouco do líquido, e arrume-a na assadeira. Deixe um espaço entre as fatias para que elas não grudem.

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 15 minutos até começar a dourar a parte de baixo. Vire cada fatia e deixe por mais 5 a 10 minutos para dourar o outro lado.

Retire do forno, corte o excesso de massa em volta e polvilhe açúcar e canela por cima. Como diminuí bastante a quantidade de calorias e gorduras da receita, achei que uma colher de açúcar por cima não ia ser muito, já que é festa. De vez em quando pode, né? 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram