Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Sem glúten / Sem lactose / Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten, sem lactose)

Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten, sem lactose)

BrevidadeDeLaranja_CozinhandoPara2ou1

Adoro doces e às vezes morro de vontade de comer um bolo caseiro. Mas, morando sozinha, ou como toda a assadeira ou saio distribuindo pelo prédio antes que estrague. Por isso, arrisco adaptar receitas para quantidades menores e às vezes funciona, como esta. Suave, gostosa e não muito calórica.

Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten, sem lactose)

Para o bolo:
4 colheres de sopa cheias de açúcar (usei açúcar light e ficou bom)
6 colheres de sopa de maisena
1 colher de chá de fermento em pó
2 ovos
1 colher de sopa de raspas da casca de laranja

Para a calda:
1 1/2 colher de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de suco de laranja
1/2 colher de chá de maisena

Peneire os ingredientes secos e adicione os ovos. Misture bem com um batedor (fouet) ou espátula até começar a espumar em cima. Acrescente as raspas de laranja.

ComoFazerBrevidadeDeLaranja_CozinhandoPara2ou1

Coloque em uma forma pequena (a minha tem 8cm. x 15 cm. x 4 cm. de altura) ou algumas de cupcake/muffin untadas e enfarinhadas (até a metade pois a massa cresce bastante) e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por uns 25 a 30 minutos — até ficar douradinho em cima.

Para a calda, dissolva a maisena no suco de laranja e acrescente o açúcar. Mexa para dissolver, leve ao fogo baixo e cozinhe por uns 4 minutos até começar a engrossar.

Espere o(s) bolinho(s) esfriar(em), fure a superficie com um garfo ou palito para absorver melhor e jogue a calda por cima. Se quiser, enfeite com gominhos de laranja.

O rendimento vai depender do tamanho da assadeira/forminha que você usar, mas é suficiente para servir de 2 a 4 pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram