Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Maionese verde sem ovo (molho de maionese de leite com ervas)

Maionese verde sem ovo (molho de maionese de leite com ervas)

MaioneseVerdeSemLeite_CozinhandoPara2ou1

Tudo que é verde faz bem à saúde, até maionese? Disso não tenho muita certeza, mas o resultado é excelente, bem temperadinha. Atendendo ao pedido antigo da amiga Tania Miyaz, uma receita secretíssima de família de outra amiga que prefere não ser descoberta. 😉

1/4 xícara de leite
+/- 1/2 xícara de ervas frescas (salsinha, manjericão, cebolinha, tomilho, orégano etc.)
1 colher de sopa de molho de mostarda
2 dentes de alho
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de azeite
+/- 1 xícara de óleo vegetal (de preferência de milho ou de canola, que são mais suaves)
2 colheres de sopa de limão espremido

Misture o azeite com o óleo e reserve. O azeite entra apenas para aromatizar, pois como tem sabor forte, deixaria a maionese pesada demais se fosse a única gordura utilizada.

Coloque no liquidificador o leite, as ervas, a mostarda, o alho e o sal e comece a bater. Enquanto bate, vá despejando aos poucos o óleo em fios pela abertura na tampa até chegar ao ponto desejado (pode ser mais líquido ou mais firme, como preferir). Se precisar, acrescente um pouco mais de óleo — quanto mais você coloca, mais firme a maionese fica.

Dica: o ponto deve ser alcançado com o óleo. Evite bater demais para não aquecer o motor do liquidificador e, com isso, perder o ponto. O calor faz a maionese desandar e aí não tem muito o que fazer para consertar.

Depois de bater, acrescente o limão e misture bem. Experimente e, se precisar, adicione mais sal. Sirva gelada com petiscos, em sanduíches ou com o que mais quiser. 😉

Guarde na geladeira, em um recipiente bem fechado, por até 7 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

9 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram