Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Tartar de salmão

Tartar de salmão

TartarDeSalmao_CozinhandoPara2ou1

Fui à peixaria conferir o que tinha de mais fresquinho e vi o peixeiro limpando o salmão que tinha acabado de chegar, preparando filés e postas. Percebi que ele separava os “retalhos” do peixe e montava bandejas. Minha curiosidade não me deixou ir embora sem perguntar o que faziam com essas bandejas: eram vendidas pela metade do preço do peixe em pedaços mais nobres!

Acho que é óbvio que não perderia a chance de aproveitar para trazer uma porção caprichada para casa, né? Por aqui, viraram um delicioso tartar com um molho com toques orientais, super saboroso.

Tartar de salmão

1/2 limão espremido
3 colheres de sopa de azeite
1 a 2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de chá de molho de pimenta
2 colheres de sopa de cebola ralada ou picada
1 colher de sopa de alcaparras picadinhas
150-200g. de filé de salmão sem pele
Raspas da casca de limão ou cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a vontade

Miture bem o caldo de limão com o azeite, 1 colher do shoyu e o molho de pimenta. Junte a cebola e as alcaparras e prove. Se quiser, acrescente outra colher do shoyu ou complemente com sal. Tempere com uma boa pitada de pimenta do reino.

Com uma faca bem afiada, corte o salmão em cubinhos de mais ou menos meio centímetro (se preferir, corte pedacinhos menores).

Mergulhe-os no molho e deixe marinar por uns 5 a 10 minutos. Sirva em seguida com as raspas de limão ou a cebolinha por cima.

Dica: se quiser, deixe o molho preparado e o salmão cortado na geladeira. Pouco antes de servir misture o molho para que o peixe não “cozinhe” demais e fique borrachudo.

Estas quantidades servem uma boa porção. Se quiser servir mais pessoas, é só dobrar ou triplicar as quantidades.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram