Você está aqui:  / Carnes / Vegetais / Moussaká (lasanha grega de berinjela com carne moída)

Moussaká (lasanha grega de berinjela com carne moída)

Moussaka_CozinhandoPara2ou1

Moussaká é um prato grego com base de berinjela; uma lasanha sem massa e com molhos a bolonhesa e branco. Fica super saborosa e é uma refeição que sustenta, mesmo sem muito carboidrato. Ótima opção para variar o cardápio do dia a dia.

Moussaká (lasanha grega de berinjela com carne moída)

1 berinjela grande
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
200g. de carne moída soltinha
1 1/2 xícara de molho de tomate
1 1/2 xícara de molho bechamel
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Corte a berinjela em fatias de mais ou menos meio centímetro de altura no sentido do comprimento e mergulhe-as em água salgada por uns 20 minutos.

Enquanto isso, prepare a carne moída e junte com o molho de tomate. Reserve.

Prepare também o molho bechamel com 1 colher de sopa de queijo ralado. Reserve também

Escorra a berinjela em papel absorvente. Aqueça bastante uma frigideira e coloque um fio de azeite. Grelhe os dois lados das fatias de berinjela e reserve.

Para começar a montagem, distribua uma camada bem fina do bechamel em um refratário. Coloque uma camada de fatias de berinjela, uma de carne com molho, outra de berinjela, mais uma de carne. Cubra com o restante do bechamel (eu gosto de misturar um pouquinho com o molho vermelho da última camada para ficar mais colorido), salpique o restante do queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em 250°C para gratinar (por 10 a 15 minutos). Espere uns 5 minutinhos para assentar e não desmanchar na hora de servir.

Esta receita serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Cecilia Chagas

    /

    Olá!!!! Fui direto na receita de moussaka e um dos ingredientes é carne moída soltinha …Por favor , você já tentou fazer essa receita com proteína de soja ? Ou teria uma outra opção para substituir a carne moída soltinha?
    Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Cecilia, a receita original da Moussaká leva carne moída mesmo, mas você pode fazer sem a carne ou então substituir pela proteína de soja. Nunca fiz com ela, mas não vai dar muita diferença, não. 😉
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram