Tabule de quinua com azeitonas e hortelã
Adoro tabule porque é bem fácil de fazer, fica saboroso e, apesar de ser um tipo de salada, não te deixa com fome logo depois. Esta versão com quinua, o grão mágico, surgiu sem muitos ingredientes mas ficou super saborosa e bastante nutritiva.
1 xícara de quinua
3 xícaras de água
1/2 tablete ou envelope de caldo de legumes ou de galinha
2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho bem picadinho
1 colher de chá de ervas finas
1 limão espremido
+/- 1/2 xícara de azeitonas picadas
+/- 1 xícara de folhas de hortelã picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
*Observação: o tomate está bem caro ultimamente, então não tenho comprado. Mas, se quiser, você pode incluí-lo na receita para deixá-la mais nutritiva, saborosa e colorida. Meia unidade média em cubinhos seria suficiente.
Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o alho. Acrescente a quinua, mexa bem e coloque a água, o caldo de legumes/galinha, as ervas e deixe ferver em fogo baixo até secar (como arroz).
Dica: se preferir, cozinhe a quinua apenas em água e sal. Eu gosto de deixá-la mais saborosa, por isso acrescento o caldo de legumes.
Deixe a quinua esfriar. Para finalizar, junte-a com as azeitonas e a hortelã. Regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem para distribuir os temperos e deixe na geladeira por uns 15 minutinhos para ficar bem refrescante.
Esta quantidade serve bem 2 pessoas e pode ser servida como uma salada, com folhas, ou um acompanhamento. Lembre-se de que a quinua tem uma boa quantidade de proteína e pode, inclusive, substituir a carne da refeição.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.