Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetais / Quiche fácil de queijo parmesão ou brie com ervilhas

Quiche fácil de queijo parmesão ou brie com ervilhas

wpid-img_20130220_135643.jpg

Fui arrumar uma gaveta e encontrei a receita desta massa de quiche muito mal anotada em um pedaço rasgado de papel. Achei até que estava incompleta de tão fácil, mas resolvi testar. Para rechear, fiz um creme com um pedaço de brie que comprei em promoção e o restinho de ervilhas do congelador. Super fácil e muito chique — além de gostoso!

Massa:
3/4 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1 gema
1 pitada de sal

Recheio:
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite
50g. de queijo brie em cubinhos (ou parmesão ralado)
4 colheres de sopa de ervilhas frescas congeladas ou em conserva
1 colher de chá de maisena
1 clara
2 raminhos de tomilho fresco ou ervas finas a vontade
Sal e pimenta do reino a vontade

Misture a gema e a manteiga com a farinha (usei metade integral) até obter uma massa homogênea, sem amassar muito. Coloque em um recipiente, cubra e deixe na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, ferva o leite com a cebola (eu usei a roxa, para dar um pouco de cor) e o alho, sal e pimenta por uns 2 ou 3 minutinhos. Acrescente as ervilhas e deixe mais ou menos o mesmo tempo. Dissolva a maisena em umas 2 colheres de sopa do caldo e misture bem até engrossar (mais ou menos um mingau). Coloque o parmesão/brie, mexa e desligue o fogo. Em seguida, adicione o creme de leite e deixe esfriar.

Após o descanso da massa, cubra o fundo e as laterais de um recipiente ou de forminhas (não precisa untar). Reserve.

Bata a clara (eu bati com um garfo mesmo) por uns 5 minutos até começar a ficar firme. Com cuidado, incorpore no recheio. Preencha a massa com o creme, salpique com as ervas e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 45 minutos a 1 hora, até a superfície ficar dourada. Para quem está acostumado com minhas receitas rapidinhas é muito tempo, eu sei, mas a massa precisa assar com o recheio em cima e o recheio precisa ficar firme, então nem adianta tentar adiantar o processo que não vai dar certo — eu sempre tento, mas desta vez não vale arriscar. E, se possível, espere uns 10 minutinhos antes de servir para que o recheio assente um pouco.

Esta receita serve duas pessoas, desde que com um acompanhamento, como uma salada colorida. Você pode fazer em um refratário maior (usei um de 15,5cm x 15,5cm x 4cm), montar duas quiches individuais ou usar forminhas pequenas para servir como entrada ou petisco. E pode, também, variar o recheio, de acordo com sua preferência (frango desfiado com cream cheese e milho, creme de queijos com ou sem bacon, creme de cebolas, carne seca com requeijão, creme de alho poró, creme de cogumelos etc).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Malu Fernandes

    /

    Adoro suas receitas!!!!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Malu. Obrigada 🙂
    Eu adoro leitores como vc. Volte sempre <3

  • Daniela

    /

    Olá. Acho que fiz errado a receita. Vc quis dizer 3 ou 4 xícaras de farinha para a massa? Porque ficou mto pouca quantidade com 3/4 mede xícara. E se quiser fazer uma porção maior, dobra as quantidades? Obrigada

  • Luciana Carpinelli

    /

    Daniela, não tem nada errado, não. Eu quis dizer mesmo “três quartos de xícara”.
    O nome do blog é Cozinhando para 2 ou 1 e o rendimento das receitas é intencionalmente reduzido para uma ou duas pessoas.
    Conforme está indicado no post: “Esta receita serve duas pessoas (…). Você pode fazer em um refratário maior (usei um de 15,5cm x 15,5cm x 4cm), montar duas quiches individuais ou usar forminhas pequenas para servir como entrada ou petisco.”
    Caso queira porções maiores, é só dobrar as quantidades mesmo.
    Beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram