Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetais / Torre de ratatouille com queijo

Torre de ratatouille com queijo

wpid-img_20130105_132435.jpg

A ratatouille (fala-se “ratatúi”) é um dos pratos franceses mais conhecidos e reproduzidos do mundo e ficou ainda mais famosa depois do filme do ratinho. Apesar do nome chique, é simples e bem barata: são legumes assados com azeite e ervas. Pode ser servida como entrada (quente ou fria), acompanhamento de carnes ou até mesmo o prato principal.

1/2 beringela grande
1/2 abobrinha grande
1 tomate
1 cebola
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho espremido
2 colheres de sobremesa de ervas finas (ou de Provence, para ficar mais tradicional)
1 colher de sopa de limão espremido (opcional)
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Bata com um garfo ou batedor o azeite, o alho, as ervas, o limão, o sal e a pimenta do reino. Reserve.

Corte os legumes em rodelas — o ideal é escolher todos mais ou menos com o mesmo diâmetro. Eu fiz de forma mais rústica, com fatias de mais ou menos 1 cm., pois queria que ficassem empilhados e fossem suficientes sem precisar repetir as camadas, mas podem ser mais fininhas.

Espalhe um fio de azeite no fundo de uma assadeira ou refratário e arrume as camadas de legumes. Entre elas, espalhe uma quantidade boa do tempero preparado. (Esta receita deve dar para 4 porções como a da foto.) Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 30 minutos ou até os vegetais ficarem macios.

A receita original não tem queijo, mas como adoro, sempre dou um jeitinho de usá-lo. Caso queira, retire os legumes do forno, cubra cada “torre” com 1 colher de sopa de queijo ralado e retorne ao forno para derreter.

Você pode servir em seguida, acompanhando uma carne, com arroz (ou 7 cereais, como eu) e salada, em um sanduíche ou então fria, como antepasto, com torradas ou pão. Duas torres servem muito bem cada pessoa, mesmo sem muitos acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • janaina

    /

    Amei suas receitas vou fazer uma no sábado dia do aniversário do meu amor! 02/07/2016. Vou preparar uma jantar romântico para ele.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Janaina.
    Espero que ele adore 🙂
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram