Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Vegetais / Cuscuz de atum

Cuscuz de atum

wpid-img_20121214_062245.jpg

Cozinhar, para mim, é uma grande experimentação. Se não sei a receita, penso no prato pronto e vou imaginando as etapas que o levaram a ficar assim. Aí começo a garimpar ingredientes: cuscuz sempre tem sardinha, como não tinha em casa, substituí por atum; não tinha ervilha, usei milho. E assim cheguei a uma versão que deu certo.

1/2 xícara de farinha de milho pré cozida
500ml. de caldo de peixe ou legumes (1 tablete de caldo pronto dissolvido em água quente)
1 lata de atum ao natural escorrido
1 ovo cozido
10 azeitonas em fatias
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 lata de milho verde ou ervilha escorridos
1 tomate picado
1 cebola pequena picada
1 dente de alho grande picado
1 colher de sopa de azeite
Sal e ervas finas desidratadas a vontade

Unte um refratário ou forma com um fiozinho de azeite, corte o ovo em rodelas e decore o fundo e as laterais. Você pode usar também azeitonas, tomate, milho e palmito, se quiser.

Em uma panela alta, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o atum, o milho, o extrato de tomate e as ervas. Coloque o caldo e, quando ferver, diminua o fogo. Prove e, se precisar, corrija o sal. Adicione o tomate e as azeitonas e, aos poucos, despeje a farinha de milho e vá mexendo bem até ficar uma massa grossa.

Após começar a borbulhar, continue mexendo por mais uns 5 minutos e coloque na forma decorada. Com cuidado, aperte a massa para que preencha todos os espaços. Espere esfriar para desenformar.

Você pode servir em temperatura ambiente ou aquecer rapidamente antes de servir como acompanhamento ou fatiado como entrada ou petisco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram