Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Gnocchi alla romana (nhoque de semolina gratinado)

Gnocchi alla romana (nhoque de semolina gratinado)

Tem dias que a gente chega cansado do trabalho e não tem energia para nada. Em outros, há tanta coisa acumulada que a gente precisa extravasar. Um belo dia, uma segundona pesada no trabalho, cheguei em casa com aquele peso nos ombros difícil de aguentar. A solução foi me jogar na cozinha para limpar a cabeça e relaxar a mente.

Dei uma olhada no que tinha disponível e encontrei um pacote de semolina. Pronto: os olhinhos brilharam e o dia atribulado se desfez com este nhoque de semolina!

Um prato típico da cidade de Roma, que entra nos cardápios dos restaurantes às quintas-feiras (mais ou menos como nosso Virado à Paulista das segundas e a Feijoada de quarta e sábado). Um quitute super tradicional e deliciosamente fácil de preparar.

Finalmente trago a receita para nosso arquivo. E que ela possa te ajudar também a transformar dias difíceis em boas desculpas para um bom prato de comida feita por você.

Gnocchi alla romana (nhoque de semolina gratinado)

2 xícaras de leite integral
1/2 cebola pequena
1 dente de alho sem casca
3 ramos de alecrim
1 folha de louro
3 grãos de pimenta do reino preta
3/4 de xícara de semolina de trigo (sêmola)
1 gema
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque o leite em uma panela e junte a cebola, o alho, dois ramos de alecrim, o louro e as pimentas do reino. Leve ao fogo alto e espere ferver. Quando começar a subir, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e espere mais 5 minutos.

Retire os temperos do leite e derrame a semolina, mexendo bem para integrá-la ao leite. Misture bem para desmanchar os pelotinhos. Quando estiver bem cremoso, adicione a gema, 3 colheres de sopa do queijo e 1 colher da manteiga. Mexa novamente até estar tudo bem homogêneo.

Unte um refratário com um pouquinho da manteiga e espalhe a massa, deixando uma camada de mais ou menos 1 centímetro de altura. Espere ficar firme e, com um cortador ou copo, faça círculos de massa.

Arrume os círculos de massa em um refratário, sobrepondo a pontinha um do outro. Distribua o restante da manteiga e do queijo ralado por cima, pique o ramo restante de alecrim por cima e leve ao forno preaquecido em 260ºC para derreter o queijo e gratinar.

Sirva em seguida o nhoque de semolina, ainda quente. Estas quantidades servem bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram