Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Moqueca de palmito pupunha

Moqueca de palmito pupunha

Fazia tempo que eu estava querendo preparar uma moqueca de palmito. Demorei para conseguir encontrar um belo palmito pupunha fresco, mas quando encontrei já sabia o seu destino.

Não demorou mais de meia hora, entre o pré-preparo e chegar à mesa. Uma refeição caprichada, muito saborosa e nutritiva, além de super fácil de preparar.

Para complementar o cardápio e acompanhar a moqueca de palmito, basta um arroz fresquinho e uma bela farofa. Desta vez, fiz uma de banana que ficou uma delícia e combinou super bem.

Moqueca de palmito pupunha

300g. de palmito pupunha em rodelas
1 cebola média cortada em rodelas
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 pimentão grande (ou dois pequenininhos — usei um vermelho e um verde) em rodelas
1 tomate grande em rodelas
130g. de extrato de tomate (1 latinha)
200ml. de leite de coco
1 limão espremido
1 colher de sopa de coentro picadinho (se você gostar, pode colocar mais)
Azeite de oliva, sal e pimenta a vontade

Comece lavando bem os ingredientes e picando-os de acordo com as instruções da lista acima.

Aqueça uma panela com fundo grosso e coloque o azeite para esquentar também. Em seguida, junte a cebola e o alho para refogar até começarem a dourar. Coloque 1 colher de sopa do dendê e a pimenta dedo de moça (se não gostar muito picante, retire metade ou o total das sementes). Misture e adicione o pimentão e mexa novamente.

Quando os pimentões estiverem macios, acrescente o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e misture mais uma vez. Assim que começar a juntar água no fundo da panela, arrume as rodelas de palmito e cubra-as com o extrato de tomate, o leite de coco, o limão espremido, o coentro e a outra colher de dendê. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos com a panela tampada.

Em seguida, sirva a sua moqueca de palmito pupunha com arroz branco e uma boa farofa (eu servi com a Farofa de banana).

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram