Você está aqui:  / Marmita / Massas e molhos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Molho pesto de beterraba

Molho pesto de beterraba

Que eu sou louca pelo molho pesto acho que vocês já sabem, mas faz algum tempo que resolvi descobrir as mais diversas versões deste molho que, originalmente é preparado com manjericão, pinoles, queijo pecorino e um azeite.

Além do Genovese verdinho, já provei a versão vermelha Alla Calabrese (feito com pimentão e queijo cottage ou ricota), uma rosada Alla Trapanese (com tomatinhos e amêndoas), a negra (que leva azeitonas), uma feita com hortelã e pistche e até um pesto doce.

Quando vi este molho pesto de beterraba no Kitchn, com essa cor linda, obviamente não consegui resistir muito tempo sem prová-lo. E se eu fosse você, também não demorava a testar esta receita que, além de bonita, é deliciosa super nutritiva.

Molho pesto de beterraba

1 beterraba média
1/4 de xícara de amêndoas tostadas
1 dente de alho
1/4 de xícara de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
2 ramos de manjericão (somente folhas)
1 pedaço de queijo parmesão picado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade
2 porções de macarrão longo

Lave bem a beterraba e fure a superfície com um garfo algumas vezes. Coloque-a, inteira, em um recipiente que possa ir ao microondas e cozinhe por 3 minutos. Quando terminar, vire a beterraba com cuidado e coloque mais 3 minutos. Ela deve ficar bem cozida.

Coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Enquanto isso, coloque as amêndoas e o alho no processador de alimentos e vá pulsando até que vire uma farofa não muito fina. Junte a beterraba descascada e cortada em cubos, o azeite, o vinagre, o manjericão e o queijo (se for usar — ele não consta na receita original, mas para mim é um ingrediente imprescindível para qualquer molho pesto pois ele derrete ao ser misturado à massa quente e fica cremoso, indescritível). Pulse novamente até obter um molho como o pesto.

Prove e tempere com sal, se necessário, e pimenta do reino. Sirva em seguida o molho pesto de beterraba envolvendo o macarrão escorrido.

Se quiser, salpique com ceboulette picadinha e queijo parmesão ralado.

Estas quantidades serve bem duas porções.

Almoço tardio de sábado mas bonito que só: pesto de beterraba que tingiu de rosa o espaguete normal.

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram