You are here:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Molho pesto rosso alla calabrese (Pesto vermelho da Calábria)

Molho pesto rosso alla calabrese (Pesto vermelho da Calábria)

PestoRosso_CozinhandoPara2ou1

Para quem adora uma massa, nunca é demais aprender mais uma variação de molho. Como gosto sempre de experimentar novos sabores, resolvi testar esta receita de pesto vermelho, tradicional da região da Calábria, na Itália. Faz muito tempo que a copiei mas nunca tinha tido coragem de prová-la.

Diferente do mais conhecido Pesto Genovese, aquele verdinho feito a base de manjericão fresco, este utiliza o pimentão para deixá-lo avermelhado. E o mais incrível é que, mesmo eu que não sou muito fã do sabor do pimentão, adorei este molho — talvez porque ele seja assado antes, o que o deixa mais suave.

Molho pesto rosso alla calabrese (Pesto vermelho da Calábria)

2 pimentões vermelhos médios
1 dente de alho amassado
1 colher de chá de páprica doce ou defumada
3 a 4 castanhas de caju torradas (ou 1 colher de sopa de pinolli)
2 colheres de sopa de queijo cottage ou ricota
1 colher de sopa de folhas de manjericão bem picadinhas
1 pitada de pimenta calabresa seca (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem os pimentões e enxugue-os. Cubra uma assadeira com papel alumínio ou manteiga, regue com um fiozinho de azeite e leve ao forno preaquecido em 240ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que a pele dos pimentões fique tostadinha e enrugada.

Retire do forno e coloque os pimentões em um saco plástico grosso. Feche bem e deixe suar por mais uns 20 minutos. Após esse tempo, retire a casca e as sementes dos pimentões.

Pique grosseiramente os pimentões e coloque-os no liquidificador ou em um processador de alimentos, junte com os outros ingredientes e bata até obter um creme homogêneo. Se ficar muito grosso, acrescente aos poucos um fio de azeite. Prove e tempere com sal e pimenta.

Sirva com sua massa preferida, acompanhando torradinhas ou pães. Se preferir, conserve por até uma semana na geladeira, em pote bem fechado.

Esta quantidade serve entre 2 e 4 porções.

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comments

  • Fernanda

    /

    Oi, Lu!

    Esse molho pode ser congelado assim como o pesto genovese?
    Moro só e gosto de ter uns molhinhos congelados à mão o que ajuda bastante na hora da pressa.

    Beijão!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Fernanda. Nunca congelei mas acho que pode sim (não tem nada que pudesse comprometer a consistência ou o sabor).
    Beijo e volte sempre :)

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dois × três =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram