Você está aqui:  / Acompanhamentos / Peixes e frutos do mar / Vegetais / Salmão ao limão com creme de espinafre

Salmão ao limão com creme de espinafre

Eu tenho um problema sério na vida: julgo muito pela aparência. Sim, escolho livro pela capa, compro coisas bonitinhas mas que nunca vou usar (e que, claro, não precisava!), e sou louca por comida bonita, daquelas que me conquistam de cara num belo cardápio. Muitas vezes me decepciono, é verdade, mas não tem nada que eu goste mais do que um prato lindo E delicioso.

E este salmão ao com creme de espinafre é isso e muito mais! Mais porque, além de lindo e delicioso, ainda é facílimo de fazer. E feito por mim (ou por você).

Aproveitei que a posta de salmão estava em promoção no supermercado e usei o espinafre que sobrou da Sopa creme de espinafre para um acompanhamento gostoso e super nutritivo. Salmão no ponto com a carne macia e suculenta, finalizado com gergelim preto para enfeitar e dar um toque crocante, completei com um bom vinho branco para minha refeição especial com cara de restaurante para a melhor companhia do mundo: eu mesma. 🙂

Salmão ao limão com creme de espinafre

Para o salmão:
1 posta de salmão
1/4 de limão siciliano (pode ser o taiti)
1 pitada de gergelim
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o creme de espinafre:
1/2 xícara de espinafre branqueado (eu usei do congelado)
1 colher de chá de manteiga
1 colher de sopa de tempero completo caseiro
1 colher de chá de farinha de trigo (ou de arroz para evitar o glúten)
1/4 de xícara de leite
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Tempere o salmão com o limão espremido, sal e pimenta do reino a vontade (dos dois lados) e deixe descansar na geladeira por cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, derreta a manteiga e refogue o tempero completo caseiro. Quando começar a dourar, junte a farinha de trigo e misture bem, deixando cozinhar até começar a borbulhar. Coloque o leite, sempre mexendo para não empelotar. Por fim, adicione o espinafre, integrando-o muito bem. Bata com um mixer para diminuir o tamanho dos pedaços de espinafre e aproveite para integrar o parmesão.

Aqueça uma frigideira antiaderente e unte-a com um tiquinho de azeite. Coloque o salmão para grelhar (eu deixei cerca de 3 minutos de cada lado para que ficasse ainda úmido e macio. Se preferir mais cozido, deixe por mais tempo. Depois de virar o salmão, salpique um pouquinho de gergelim por cima.

Sirva o salmão ao limão com creme de espinafre no prato. Eu enfeitei com cebolinha e servi com um pedaço de limão siciliano para ser espremido sobre o peixe na hora de consumir.

Estas quantidades servem uma pessoa. Para mais pessoas, basta multiplicar as quantidades.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • RENATO CIANFLONE

    /

    Fiz e gostei muito.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram