Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Risoto de pinhão com alho poró

Risoto de pinhão com alho poró

Risotos, para mim, são uma excelente escolha para um almoço de inverno. Além de ser delicioso, quentinho e muito fácil de fazer, geralmente a gente não precisa de nenhum outro acompanhamento. Ou seja, praticidade em apenas uma panela. Sem contar que um prato desses com cara de restaurante deixa a refeição muito mais gostosa!

Já que risoto combina com inverno, porque não aproveitar um risoto de pinhão, um ingrediente super brasileiro encontrado em abundância nesta época para prepará-lo?

Foi assim que surgiu esta ideia de fazer um Risoto de pinhão com alho poró para complementar o sabor. O resultado? Um prato tão gostoso, mas TÃO gostoso, que eu acabei me arrependendo de não ter cozinhado uma porção suficiente para umas cinco pessoas — juro que eu comeria tudo sozinha, de tanto que gostei!

Risoto de pinhão com alho poró

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
1 talo de alho poró fatiado bem fininho
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho seco branco ou tinto (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (preferencialmente caseiro — veja AQUI como preparar)
1 xícara de pinhões fatiados
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola e o alho porí sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Com a última concha de caldo, acrescente os pinhões. Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e, se precisar, corrija o tempero. Sirva logo em seguida.

Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções nos pratos e, se quiser, enfeite com pinhões inteiros e alho poró fininho e finalize com um fio de azeite. Sirva seu risoto de pinhão logo em seguida.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Pingback

  • Luciana Carpinelli

    /

    Grazi, que bom que você gostou!
    Beijo e volta sempre que tem novidades todas as semanas 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

20 − onze =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram