Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Sanduíches / Sem glúten / Salmão curado (Gravlax caseiro)

Salmão curado (Gravlax caseiro)

Gavlax_CozinhandoPara2ou1

Poucas coisas me deixam mais satisfeita do que olhar e admirar um lindo prato de comida feito por mim — e muitas vezes não preciso nem comê-lo! Melhor ainda quando descubro truques facílimos que transformam ingredientes em comida bonita.

É exatamente o caso do Gravlax, ou o salmão curado, típico das frias terras nórdicas. Este peixe, que é conservado no sal, é uma receita da época em que geladeiea não existia. Para demorar mais tempo antes de estragar, os peixes frescos eram envolvidos em sal e enterrados.

Pouco tempo depois, o filé acabava desidratando e absorvendo o sabor dos temperos que estivessem próximos. A geladeira, hoje, até contribui com o processo, que continua simples como antes.

Mais um aprendizado lindo e delicioso que devo à Vivian, do Francinha Cooks. <3

Salmão curado (Gravlax caseiro)

500g. de salmão (de preferência mais alto)
100g. de sal grosso
60g. de açúcar
1 colher de sopa de vodca
1 colher de sopa de pimenta rosa
1 xícara de chá de dill bem picadinho

O ideal é já comprar o salmão limpo, sem pele e sem espinhas.

Em um pilão, misture bem e soque todos os outros ingredientes. Lave o salmão e seque bem com papel toalha.

Coloque o peixe em uma travessa do tamanho do peixe. Cubra o salmão com a mistura, esfregue bem em todos os lados e faça uma cobertura homogênea. Cubra com plástico filme ou a tampa do recipiente e deixa na geladeira por pelo menos 24 horas.

ComoFazerSalmaoCurado_CozinhandoPara2ou1

Depois deste período, retire da geladeira e enxague levemente (vai ter um pouco de líquido ao redor do salmão, que pode ser descartado). Seque novamente com papel toalha. Caso deixe por mais tempo, vire a peça de salmão a cada 24 horas.

Coloque o salmão em uma tábua e com uma faca bem afiada corte o salmão no sentido paralelo à tábua, em pequenas fatias. Quanto mais fino você conseguir fazer as fatias, melhor.

Você pode servir em sanduíches, canapés, como prato principal, acrescentar a saladas ou molhos… não há limites! Mas conserve o salmão em recipiente fechado e na geladeira por até três dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Pingback

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram