Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Massas e molhos / Saladas e molhos / Vegetais / Vegetariana / Salada de macarrão a grega

Salada de macarrão a grega

SaladaDeMacarraoAGrega_CozinhandoPara2ou1

Não é novidade que eu adoro uma boa salada. E, se também for uma bela salada, melhor ainda. Amo de paixão a Salada grega e, outro dia, na intenção de transformá-la em uma refeição completa, juntei a ela uma porção de massa (neste caso, usei uma sem glúten) e tive um jantarzinho delicioso e leve.

Existem alguns pratos muito tradicionais das ceias de Natal e Ano Novo mas não é por isso que a gente precisa se restringir a eles. Pensando nisso, resolvi sugerir esta salada a grega com macarrão como um acompanhamento diferente para os assados de Fim de Ano. Uma opção fresquinha, colorida, linda e saudável para completar o seu cardápio — e você ainda evita a discussão sobre o arroz ser servido com ou sem as passas. 😉 O que acha?

Salada de macarrão a grega

1 e 1/2 xícara de macarrão curto (gravatinha, penne, fusili etc.)
1 pepino pequeno
1/2 cebola roxa pequena
8 a 10 tomatinhos cereja
100g. de queijo feta (você pode substituir por queijo branco, ricota firme ou tofu)
6 a 8 azeitonas, preferencialmente pretas
1 colher de chá de orégano
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Enquanto isso, corte a cebola em pétalas e depois as pétalas em metades e coloque os pedaços em uma tigela com água bem gelada ou com gelo.

Arranhe a casca do pepino com um garfo no sentido do comprimento. Corte o pepino em rodelas de mais ou menos 1cm. de largura e depois, as fatias na metade. Coloque em um bowl.

Corte o queijo em cubos não muito grandes e coloque junto com o pepino. Junte as azeitonas, os tomatinhos e a cebola bem escorrida. Reserve.

Escorra a massa, regue com um bom fio de azeite e misture bem. Espere esfriar antes de servir.

Junte a massa já fria aos outros ingredientes, tempere com pimenta do reino e o orégano e mexa para distribuir os temperos. Se precisar, adicione um pouco mais de azeite e sal.

Esta quantidade serve 2 pessoas como refeição leve ou até 4 como entrada ou acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Carlos

    /

    Naveguei pelo seu blog e encontrei idéias muito interessantes, é tão legal que você nos ajude a comer melhor, muito obrigado….

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram