Salada de macarrão a grega
Não é novidade que eu adoro uma boa salada. E, se também for uma bela salada, melhor ainda. Amo de paixão a Salada grega e, outro dia, na intenção de transformá-la em uma refeição completa, juntei a ela uma porção de massa (neste caso, usei uma sem glúten) e tive um jantarzinho delicioso e leve.
Existem alguns pratos muito tradicionais das ceias de Natal e Ano Novo mas não é por isso que a gente precisa se restringir a eles. Pensando nisso, resolvi sugerir esta salada a grega com macarrão como um acompanhamento diferente para os assados de Fim de Ano. Uma opção fresquinha, colorida, linda e saudável para completar o seu cardápio — e você ainda evita a discussão sobre o arroz ser servido com ou sem as passas. 😉 O que acha?
Salada de macarrão a grega
1 e 1/2 xícara de macarrão curto (gravatinha, penne, fusili etc.)
1 pepino pequeno
1/2 cebola roxa pequena
8 a 10 tomatinhos cereja
100g. de queijo feta (você pode substituir por queijo branco, ricota firme ou tofu)
6 a 8 azeitonas, preferencialmente pretas
1 colher de chá de orégano
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade
Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.
Enquanto isso, corte a cebola em pétalas e depois as pétalas em metades e coloque os pedaços em uma tigela com água bem gelada ou com gelo.
Arranhe a casca do pepino com um garfo no sentido do comprimento. Corte o pepino em rodelas de mais ou menos 1cm. de largura e depois, as fatias na metade. Coloque em um bowl.
Corte o queijo em cubos não muito grandes e coloque junto com o pepino. Junte as azeitonas, os tomatinhos e a cebola bem escorrida. Reserve.
Escorra a massa, regue com um bom fio de azeite e misture bem. Espere esfriar antes de servir.
Junte a massa já fria aos outros ingredientes, tempere com pimenta do reino e o orégano e mexa para distribuir os temperos. Se precisar, adicione um pouco mais de azeite e sal.
Esta quantidade serve 2 pessoas como refeição leve ou até 4 como entrada ou acompanhamento.
Carlos
3 de abril de 2018 em 12:16
Naveguei pelo seu blog e encontrei idéias muito interessantes, é tão legal que você nos ajude a comer melhor, muito obrigado….