Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Pasta cacio e pepe (macarrão com queijo e pimenta do reino)

Pasta cacio e pepe (macarrão com queijo e pimenta do reino)

PastaCacioEPepe_CozinhandoPara2ou1

No mês passado, comemoramos o quinto aniversário do Encontro Gourmet, o maior e melhor encontro de foodbloggers do Brasil. Organizado pelas queridas Sandra Reis, Dani Abolin e Cecília Padilha, o evento reúne anualmente blogueiros apaixonados por comida em palestras e oficinas voltadas à gastronomia durante um dia todo.

Este ano, a La Pastina trouxe Manuela Barbolan para a palestra “Pasta Italiana. A verdadeira pasta.”, que ensinou sobre os diferentes tipos de massa e a diferença entre as artesanais e as industrializadas. Como é muito fácil de deduzir, a primeira é muito melhor pois é seca naturalmente e não em fornos que prejudicam a qualidade das fibras, deixando-as menos digeríveis e mais difíceis de chegarem ao ponto certo, al dente.

Outra coisa que aprendi na aula é o significado do termo “Trafilata al Bronzo”, que aparece nas embalagens das pastas italianas artesanais. Isto significa que a massa fresca é passada por moldes de bronze para formar o macarrão. Depois disso ela vai para o processo de secagem. Este detalhe, que pode parecer simples, faz toda a diferença durante a cocção da massa que, se cozida no ponto certo, acaba tendo menor concentração de glúten, tornando-a muito mais leve e fácil de ser absorvida pelo organismo.

Enquanto Manuela contava suas histórias maravilhosas sobre as massas artesanais Rustichella D’Abruzzo e nos dava dicas, foi preparada a receita tradicionalíssima italiana Caccio e pepe, que é um molho super simples mas muito especial preparado apenas com queijo e pimenta do reino, além da própria água do cozimento da pasta.

E o mais incrível é perceber como com poucos e bons ingredientes é possível preparar uma refeição tão gostosa! É por isso que resolvi compartilhar a receita com vocês.

Pasta cacio e pepe (macarrão com queijo e pimenta do reino)

300g. de massa (preferencialmente de grano duro al bronzo)
1/2 xícara da água do cozimento da massa
100g. de queijo pecorino ralado na hora
Pimenta do reino a vontade

Coloque a água para esquentar em fogo alto e, quando ferver, adicione sal grosso. Espere levantar fervura novamente e junte a massa, cozinhando-a pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente. Eu usei o Casareccia Rustichella D’Abruzzo, mas consta que os cortes mais indicados para este preparo são o espaguete ou o rigatoni.

Enquanto isso, rale o queijo no ralo bem fininho e reserve. Nesta receita, a qualidade do queijo é essencial: se ele não for bom, vai talhar em vez de formar um molho cremoso e homogêneo. Por isso, vale a pena investir em um pedaço de uma boa marca.

Escorra a massa e reserve a água para preparar o molho.

ComoFazerCacioEPepe_CozinhandoPara2ou1

Aqueça uma frigideira em fogo baixo e coloque a pimenta (eu usei 1 colher de sopa, mas se não gostar muito picante pode usar menos). Deixe aquecer também por 1 minutinho e em seguida já adicione duas conchas da água reservada do cozimento da massa.

Misture bem, acrescente o macarrão cozido e misture mais uma vez. Retire a frigideira do fogo e salpique aos poucos o queijo ralado. Mexa com cuidado para integrar bem o queijo derretido à água com pimenta. Por causa do amido da água, o molho deve engrossar um pouquinho. Após juntar todo o queijo e quando estiver tudo bem integrado, você pode acrescentar mais água, se quiser.

Sirva em seguida com um pouquinho mais de queijo por cima. Esta quantidade rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram