Okonomiyaki (omelete japonesa com vegetais)
A culinária japonesa vai muito além dos sushis e temakis. O Okonomiyaki, por exemplo, é um prato típico do Japão: uma espécie de panqueca, omelete ou “pizza” japonesa, super prática, leve, nutritiva e deliciosa.
Apesar de não ser tão conhecida aqui no Brasil, eu fui apresentada a ele na feirinha oriental do bairro da Liberdade, em São Paulo, e me apaixonei principalmente por ser uma opção super versátil que combina com qualquer coisa.
Aliás, Okonomiyaki significa o que você quiser, da forma que preferir. Ou seja, dá para usar qualquer coisa que estiver disponível na geladeira para complementar a massa básica. De tanto observar como é feito, resolvi adaptar e reproduzir em casa com o que tinha.
Desta vez, escolhi os vegetais e preparei uma refeição deliciosa para a #SegundaSemCarne. Mas também é muito comum a versão com frutos do mar, frango, bacon ou outros frios (presunto, salame, queijos etc.).
Okonomiyaki (omelete japonesa com vegetais)
2 colheres de sopa de cará ralado
1/2 cebola pequena em meias rodelas finas
1 xícara de repolho em fatias finas
1/2 xícara de cenoura ralada
1 rabanete pequeno ralado ou em rodelas finas
100g. de shimeji
1/4 de xícara de farinha de arroz ou de trigo
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de hondashi (tempero à base de peixe) – opcional
2 colheres de sopa de cebolinha picada
3 ovos
Para a cobertura:
4 colheres de sopa de Molho tarê (clique AQUI para acessar a receita completa)
1/2 colher de sopa de molho de pimenta
Maionese
Cebolinha picada
Nori (folha de alga para sushi) cortada em tirinhas
Antes de servir, misture o Molho tarê com o molho de pimenta e coloque-o em um saquinho plástico. Coloque também a maionese e reserve.
Para a massa, coloque o cará, o repolho, a cenoura, a cebola e o rabanete em uma tigela e misture. Junte o shimeji, já separado da base, e acrescente a farinha, o fermento e o hondashi (eu não tinha em casa, então não usei). Misture novamente para espalhar bem a farinha. Adicione a cebolinha e misture mais uma vez.
Quebre cada um dos ovos em uma tigelinha, bata-o rapidamente com um garfo e junte aos outros ingredientes. Repita com todos os outros.
Misture bem os ingredientes, envolvendo tudo completamente com a massa. Tempere com sal e pimenta do reino.
Aqueça uma frigideira antiaderente e, se precisar, unte-a com um fiozinho de azeite. Cubra o fundo dela com metade da massa, cubra com uma tampa e deixe cozinhar. Quando a parte de baixo estiver dourada, vire o okonomiyaki (use um prato ou, se conseguir, vire-a no ar como os chefs — eu uso o prato). Espere o outro lado dourar também.
Coloque o okonomiyaki no prato e repita o processo com a outra metade da massa.
Antes de servir, corte as pontinhas dos saquinhos dos molhos e desenhe riscos sobre os Okonomiyakis (use como se fosses sacos de confeitar), além salpicar a cebolinha por cima do okonomiyaki. Finalize com a alga picadinha.
Dica: eu fiz meu okonomiyaki vegetariano mas, se quiser, você pode acrescentar frutos do mar, bacon, o que você quiser.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.