Você está aqui:  / Carnes / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Sopa de lentilhas com linguiça defumada

Sopa de lentilhas com linguiça defumada

SopaDeLentilhasComLinguica_CozinhandoPara2ou1

Você já deve ter percebido que está oficialmente aberta a temporada de sopas e caldinhos por aqui, certo? Pois então prepare-se para uma enxurrada de receitas bem quentinhas e, de preferência, super reconfortantes para deixar suas noites frias um tantinho mais confortáveis.

O cardápio de hoje é uma sopa que minha vó Nair (fazia tempo que ela não aparecia por aqui, né? Deu saudade!) costumava fazer muito e confesso que eu sempre a recebia com uma careta. Não era das minhas preferidas, mas que bom que a gente cresce e nosso paladar muda. Hoje, adoro combiná-la com um bom molho de pimenta e devoro feliz um pratão cheio.

O bom das lentilhas é que elas são super saudáveis e nutritivas, com boas quantidades de proteínas, fibras, ferro e inúmeras vitaminas. Apesar de serem pouco lembradas (e quase sempre aparecerem nas mesas brasileiras uma vez ao ano, na ceia de Ano Novo), são uma ótima opção nesses tempos em que o feijão carioca está custando os olhos da cara. Além disso, eu gosto muito delas e procuro sempre trazê-las para cá com receitinhas diferentes e gostosas.

Neste caso, combinadas com a linguiça defumada e com um caldo caprichado, se transformam em uma refeição equilibrada e bem saborosa. Topa experimentar?

Sopa de lentilhas com linguiça defumada

1 xícara de lentilhas
1/2 cebola média em cubinhos
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
150g. de linguiça calabresa defumada
1 tomate em cubos
1 folha de louro
2 e 1/2 xícaras de Caldo de legumes ou de carne (clique AQUI para acessar a receita completa) ou de água
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Deixe as lentilhas de molho em água suficiente para cobri-las por pelo menos umas 6 horas. Depois, descarte o líquido e enxague-as em água corrente.

Aqueça uma panela e refogue a cebola e o alho em um bom fio de azeite até que fiquem transparentes. Junte a linguiça cortada em rodelas não muito finas e depois em quartos e deixe fritar um pouco, sem tostar.

ComoFazerSopaDeLentilhasComLinguica_CozinhandoPara2ou1

Coloque o tomate, misture e espere murchar um pouco e, então, acrescente a folha de louro, as lentilhas, o caldo e a água. Deixe cozinhar com a panela semitampada por mais ou menos 20 minutos ou até que esteja al dente.

Misture, prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em seguida, com um bom molho de pimenta.

Esta quantidade rende entre 3 e 4 pratos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram