Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Torta frangipane com framboesas

Torta frangipane com framboesas

FrangipaneComFramboesas_CozinhandoPara2ou1

Eu sou muito visual, do tipo que escolhe livro pela capa mesmo. Por isso, acabo me apaixonando também por comidas bonitas, é óbvio!

A torta frangipane de framboesas é uma paixão antiga. Lembro de ter visto essa torta com as frutinhas vermelhinhas e delicadas em algum livro de receitas quando ainda nem imaginava ser capaz de preparar uma receita assim. Como as framboesas não são muito comuns por aqui, demorei muito tempo para experimentá-las e descobrir que são doces e azedinhas na medida certa.

Quando morei na Alemanha, me esbaldei: quase toda semana levava para casa uma ou duas caixinhas delas, super baratinhas (ah, que saudade!), e comia no café da manhã com cereal e leite, como lanche da manhã ou da tarde, misturava na sobremesa (com sorvete, com creme de leite, com um mingau de müsli que eu fazia e acabei de lembrar que nunca mais fiz após ter voltado)…

Pouco tempo depois, encontrei a torta frangipane em uma doceria e me apaixonei definitivamente: um creme amendoado e doce na medida, com as minhas frutinhas queridas dando um toque azedo ao sabor. Outro dia encontrei framboesas frescas no hortifruti e trouxe para casa com destino certo: esta torta linda que está na foto (e o melhor é que para compensar a dificuldade de encontrar as frutas, o modo de preparo é super simples, para não ter erro!). <3

Torta frangipane com framboesas

Para a massa da torta:
1 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/3 de xícara de manteiga sem sal gelada e picada
1 a 1 e 1/2 colher de sopa de água gelada

Para o recheio frangipane com framboesas:
1 ovo
1 xícara de farinha de amêndoas
100g. de manteiga sem sal amolecida
1/2 xícara de açúcar cristal
Raspas da casca de 1/2 laranja
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 caixinha de framboesas (100g.)

Comece preparando a massa: processe a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga em um processador de alimentos até que a mistura pareça uma farofa grossa. Retire do processador e acrescente a água gelada, aos poucos, e amasse com as pontas do dedos até que a uma massa comece a se formar. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.

Depois disso, forre o fundo de uma assadeira de torta com fundo removível (20 cm.) e leve ao forno preaquecido em 180ºC por uns 15 minutos ou até que a massa esteja dourada.

ComoFazerFrangipaneComFranboesas_CozinhandoPara2ou1

Agora, prepare o frangipane.

Se não tiver a farinha de amêndoas, triture amêndoas no processador de alimentos ou liquidificador. Em seguida, junte o ovo, a manteiga, o açúcar, as raspas de laranja e a baunilha e misture bem até homogeneizar.

Recheie a base da torta com o creme e distribua as framboesas. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, até que o recheio estufe e doure.

Sirva morninhas ou em temperatura ambiente. Por cima, salpique um pouquinho de açúcar de confeiteiro. Se quiser, acompanhe com uma bola de sorvete ou uma colherada de creme de leite.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Sandra Katia Furlan Plazza de Souza

    /

    essas 50 receitas de tortas tem livro ou é só por aqui?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Sandra!
    Ainda não tenho livro publicado, infelizmente. Por enquanto só por aqui mesmo. 🙂
    Mas fico muito feliz com seu comentário. É um incentivo a mais para continuar.
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram