Você está aqui:  / Air fryer / Comer fora / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Puff de aipim (mandioca, macaxeira) com fonduta de queijo

Puff de aipim (mandioca, macaxeira) com fonduta de queijo

PuffDeMandiocaComFondutaDeQueijo_CozinhandoPara2ou1

Como eu sempre digo, cozinhar é colocar as referências em prática — sejam essas referências as receitas de família ou aprendidas em livros ou programas de TV, comidas vistas em revistas ou experimentadas nos restaurantes… e eu, apesar de adorar misturar idéias e inventar variações sobre as inspirações, tenho a mania de querer reproduzir na minha cozinha os pratos de que mais gosto. Preciso dizer que este é mais um saboroso exemplo?

Há algum tempo minha amiga Thaís e sua irmã Luana me levaram para provar as delícias que elas adoram num tradicional restaurante da Vila Mariana, em São Paulo, o Dona Preciosa. De cara, pediram sem nem pensar esta porção incrível e foi paixão à primeira mordida também para mim. Voltei pra casa pensando nele e, com base nas dicas da Glau Lima, que já trabalhou lá, resolvi preparar a minha própria versão em casa.

Preciso dizer que não ficou exatamente igual, não; mas garanto que não tem como essa combinação maravilhosa de ingredientes ficar ruim. Por isso, recomendo fortemente que você também a tente preparar em casa (ou então visite o restaurante).

Puff de aipim (mandioca, macaxeira) com fonduta de queijo

Para o puff de aipim (mandioca, macaxeira):
250g. de mandioca crua sem casca e sem o fio do centro (aipim, macaxeira)
1 xícara de leite
1 ovo
1 dente de alho amassadinho
Sal a vontade

Para a fonduta de queijos:
1 xícara de creme de leite (preferencialmente o fresco)
150g. de queijo gorgonzola
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada, preferencialmente ralada na hora
Pimenta do reino e sal, se necessário
Um punhado de queijo parmesão ralado para servir

Comece preparando os puffs. Para isso, coloque a mandioca cortada em pedaços não muito grandes para cozinhar no leite até ficar bem macia (se precisar, adicione um pouquinho de água). Depois, retire do fogo e espere esfriar um pouco até que fique agradável tocá-la.

Escorra os pedaços e reserve o leite do cozimento. Amasse a mandioca e misture bem com o ovo, o dente de alho e uma pitada de sal para obter uma massa que desgruda da mão. Se precisar, coloque a massa em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar bem.

Unte um refratário e espalhe a massa de mandioca alisando a superfície para que fique lisinha. Deixe firmar e depois corte quadradinhos. Coloque, então, os quadradinhos na gaveta da air fryer (preaquecida por 10 minutos em 200ºC) e deixe cozinhar por 20 minutos em 180ºC, virando os puffs na metade do tempo. Se preferir, cubra uma assadeira com papel alumínio, unte com um fiozinho de azeite e coloque os quadradinhos para assar no forno preaquecido em 180ºC por 20 a 30 minutos, até dourar (virando na metade do tempo). Há ainda a possibilidade de fritá-los em óleo quente e escorrer sobre papel absorvente.

Após isso, prepare a fonduta de queijos. Escolha duas panelinhas, sendo que uma encaixe sobre a outra. Na maior, aqueça um pouco de água sem que ferva. Abaixe o fogo e coloque a outra, com o creme de leite e o queijo bem picadinhos, sobre ela. Vá mexendo sempre até que derreta completamente e forme um creme homogêneo. Se precisar, bata com um mixer ou no processador de alimentos para ficar bem lisinho.

Finalize com a manteiga, também mexendo até que ela derreta e tempere com a noz moscada e a pimenta do reino. Experimente e, se precisar, acrescente sal.

Coloque o molho em um potinho e arrume os puffs de aipim em um prato ao redor do molho. Por cima, salpique o queijo ralado e sirva em seguida (a fonduta de queijos vai engrossando à medida que esfria, como vocês podem notar na foto, por isso não demore muito!).

Esta quantidade serve duas pessoas como entrada ou petisco.

E aí, acham que ficou parecido com o prato original? Quem preferir provar o verdadeiro, o restaurante Dona Preciosa fica na Rua Rio Grande, 130 — Vila Mariana/SP. 🙂

Foto do fim de semana, porque bateu uma saudadezinha: puff de aipim com fonduta de gorgonzola. Que pecado, meudeuso!

Uma foto publicada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram