Você está aqui:  / Massas e molhos / Nhoque de milho verde

Nhoque de milho verde

NhoqueDeMilho_CozinhandoPara2ou1

Já contei que sou apaixonada por massas? Se você ainda não sabe disso, esteja informado que é quase um vício incontrolável. E depois que aprendi o quanto é gostoso botar a mão na massa, amassá-la e dar forma, sempre estou inventando uma desculpa para experimentar receitas diferentes.

Este nhoque de milho me apaixonou já à primeira vista, somente por ser inusitado. Nunca tinha visto nada parecido e, ao ler a descrição da Laura no blog Comer Comer, tive certeza de que algum dia ele chegaria ao meu prato. Demorou muito mais do que eu imaginava, mas finalmente foi provado e aprovado. Logicamente que não poderia ficar fora daqui!

Para acompanhar, acrescentei um pouco de frango desfiadinho a um molho de tomate que tinha congelado em casa e pronto: refeição completa e super reconfortante. Impossível não amar! 🙂

Nhoque de milho verde

1 lata de milho verde (escorrida e enxaguada em água corrente)
1 xícara de leite
8 colheres de sopa de farinha de trigo (se quiser evitar o glúten, substitua por outra farinha)
1/2 colher de chá de sal
Molho de sua preferência para acompanhar

No liquidificador, bata o milho com o leite e o sal até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, acrescente uma a uma as colheres de farinha para que sejam integradas à massa. Coe a mistura sobre uma panela de fundo grosso, e leve ao fogo baixo, mexendo bem até engrossar.

A massa fica bem pesada, tipo a de carolinas, e você só pode parar de mexer e desligar o fogo quando ela começar a soltar do fundo da panela — veja o ponto na foto. Espere esfriar.

(Enquanto isso, descongelei molho de tomate caseiro e juntei frango desfiado.)

Para fazer os nhoques, polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, pegue um pedaço da massa e enrole na farinha formando um rolo comprido com espessura de mais ou menos um dedo. A massa vai estar pegajosa, mas use a farinha para manuseá-la.

Corte os nhoques com mais ou menos um centímetro cada um. Polvilhe na farinha para que não grudem.

ComoFazerNhoqueDeMilho_CozinhandoPara2ou1

Para finalizar, você pode cozinhar os nhoques em água fervente até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve. Se quiser, coloque um pouquinho de azeite após saírem da água para que não grudem.

Outra opção é aquecer uma frigideira antiaderente com azeite ou manteiga, e refogar os nhoques até que fiquem dourados. Assim, eles ficam crocantes por fora e macios por dentro.

Sirva com generosas colheradas do seu molho preferido por cima e queijo ralado ou ervas picadinhas.

Esta quantidade serve até três boas porções de nhoque de milho.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram