Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Garbanzo (cozido espanhol de grão de bico com linguiça e batata)

Garbanzo (cozido espanhol de grão de bico com linguiça e batata)

Garbanzo_CozinhandoPara2ou1

Apesar da maior parte da minha árvore genealógica ser oriunda da Itália, a mãe da minha já famosa por aqui vó Nair era bem espanhola, dona Pureza (este nome não é lindo?). Por isso cresci ouvindo uma mistura de termos e expressões que sinceramente não sei dizer ao certo até hoje de qual idioma fazem parte.

Esta minha bisa faleceu muito cedo, mesmo assim o Garbanzo que ela costumava preparar sempre aparecia nas nossas refeições na casa da vó Nair, que herdou a receita. Mas depois que ela também se foi, nunca mais o tivemos em casa já que não ficou anotado em nenhum dos nossos cadernos de receitas.

Só que o tempo esfriou, a vontade bateu forte e pedimos ajuda à Tia Luzia, cunhada da minha vó que também é de origem espanhola, para mais esta rica viagem gastronômica. E não é que ela nos trouxe de volta os saudosos sabores, exatamente como nos lembrávamos?

Sugiro esta delícia para aquecer as noites cada vez mais frias que se aproximam.

Garbanzo (cozido espanhol de grão de bico com linguiça e batata)

2 xícaras de grão de bico cru
5 xícaras de água
1 a 2 dentes de alho amassados ou batidinhos
1 cebola picadinha
1 linguiça calabresa em cubos
50g. de bacon em cubos ou tirinhas
2 batatas médias em cubos
1/2 colher de sopa de ervas frescas bem picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o grão de bico de molho em água suficiente para cobri-lo, preferencialmente de um dia para o outro. Depois disso, escorra bem, coloque os grãos em uma panela e acrescente as 5 xícaras de água. Cozinhe até que fique macio mas ainda firme (em panela de pressão por mais ou menos 10 minutos e em panela normal por mais ou menos 20 minutos). Escorra e reserve os grãos e o caldo.

Em outra panela, aqueça um fio de azeite e refogue o alho e a cebola. Quando começar a dourar, coloque a linguiça e o bacon. Mexa rapidamente e junte o caldo do cozimento do grão de bico, as batatas e as ervas. Deixe ferver por uns 10 minutos para que a batata cozinhe sem desmanchar.

Por fim, retorne os grãos de bico já cozidos à panela — se preferir que fiquem mais macios do que estão, deixe-os cozinharem com a batata por mais um tempo.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em seguida com uma boa pimenta e, se quiser, torradinhas ou uma fatia de pão.

Esta quantidade rende duas porções bem servidas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Lucia

    /

    Cresci comendo garbanzo e puchero preparados pela minha abuela. obrigada por compartilhar a receita pois, minha mãe não aprendeu como fazer.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Pois é, Lucia. Você percebeu que na minha casa aconteceu a mesma coisa!
    Ainda bem que consegui recuperar todos os segredinhos com minha tia.
    Beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram