Você está aqui:  / Notícias / Feiras de produtos orgânicos: encontre a mais próxima de você

Feiras de produtos orgânicos: encontre a mais próxima de você

FeirasOrganicasIdec

A qualidade dos alimentos que ingerimos é cada vez mais discutida (e discutível) e uma das questões que mais provocam dúvidas é sobre onde encontrar legumes e frutas orgânicos, aqueles que são cultivados sem agrotóxicos (defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, desinfectantes, biocidas, agroquímicos etc.) e isentos de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados.

O Brasil sofre de um problema grave de uso exagerado de agrotóxicos, aqueles produtos químicos que, supostamente, servem para proteger os alimentos de pragas. De acordo com o o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), hoje somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, representando 19% do consumo mundial. Isso equivale a cerca de 5kg de agrotóxicos por brasileiro no ano.

Estas substâncias estão presentes irregularmente em 30% dos alimentos que comemos e, por conta da exposição dos produtores a esses químicos, o agrotóxico se tornou a segunda maior causa de intoxicação no país. Quando falamos de agrotóxicos, não falamos apenas do que está na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e outros alimentos.

Sendo assim, precisamos encontrar alternativas que realmente nos alimente sem prejudicar nossa saúde e bem estar. E é para facilitar os consumidores que o Idec disponibiliza o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável, uma ferramenta de busca rápida que mapeia e cadastra feiras orgânicas e grupos de consumo responsável de todo o país, voltada para estimular consumidores interessados em acessar alternativas de alimentação mais sustentáveis.

Uma outra possibilidade é usar o sistema de busca do Portal Orgânico, que contempla além de feiras, também opções de lojas especializadas, lojas online e delivery.

Serviço:

.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram