Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Sobre comer o chocolate

Sobre comer o chocolate

Quase toda data comemorativa tem a sua particularidade alimentar e com a Páscoa não seria diferente, é quase impensável esta época sem o famoso chocolate.

Alguns conceitos distorcidos sobre o que é saudável dizem que ele nem deveria fazer parte da sua rotina, mas por aqui já conversamos várias vezes que para ter uma alimentação saudável uma das coisas que precisamos fazer é, esquecer a ideia de que alguns alimentos são proibidos e outros permitidos.

Na Páscoa e nos dias seguintes à comemoração, um questionamento comum é o que fazer com o chocolate que sobrou? Se tratando do chocolate, não é difícil alguém dizer: “eu não consigo me controlar”, mas você já pensou por qual motivo isso acontece? Nós podemos ter respostas diversas, que envolvem desde a forma como vemos os alimentos até o momento em que escolhemos consumi-lo.

COMO EU VEJO OS ALIMENTOS?
Na hora de comer algo que gostamos, muitas vezes comemos com pressa, de maneira automática e sem prestar atenção no sabor dele — concentramos toda a atenção em escutar a culpa que está vindo junto com a ideia de que “eu não deveria ter comido”. Por que não me permitir aproveitar o momento com algo que eu gosto?

EM QUAL MOMENTO CONSUMIR?
Quando eu quero e deixo para comer o chocolate (apenas ele) no período da tarde, se estiver com fome e não comer nenhum outro alimento junto, é óbvio que vou comer uma grande quantidade porque estou com fome! Agora, se eu colocar esse chocolate como uma sobremesa do almoço ou jantar, ou ainda, se ele fizer parte dos meus lanches e
não for o todo lanche, posso consumir menos, pois a minha fome será distribuída entre os outros alimentos que estão disponíveis na refeição.

Já conversamos por aqui sobre como montar uma refeição completa e só o chocolate não seria interessante, não é mesmo?

É importante se permitir comer o que gosta, mas isso não significa que a todo momento vou me permitir comer chocolate em grande quantidade e em todas as refeições. Se isso acontecer, a conversa é outra e muitas vezes você não está comendo o chocolate, mas sim suas emoções.

Permita-se saborear o chocolate e qualquer outro alimento em qualquer época do ano, com presença no momento. A ideia de comer algo em grande quantidade porque é a última vez não é interessante, pois sejamos sinceros com nós mesmos: nunca é a última vez!

Que você se permita comer o chocolate, o bacalhau e qualquer outra comida que tiver vontade, entendendo que se pode comer qualquer alimento em qualquer época do ano, não tem porque comer como se fosse a última vez ou se compensar, vou compensar com o quê? Com o que eu já comeria de qualquer forma?

.


Mariana Ribeiro é nutricionista e te ajuda a fazer escolhas alimentares mais conscientes, em sintonia com o seu corpo, de acordo com o que há disponível e sem tirar o seu prazer em comer! Possui aprimoramento em transtornos alimentares pelo Ambulim, graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e também é formada como Técnica em Nutrição e Dietética, pelo Centro Paula Souza..

_ Instagram: @maribeiro.nutri

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

%d blogueiros gostam disto: