Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Como ter uma alimentação saudável?

Como ter uma alimentação saudável?

Você também tem dúvidas sobre o que seria uma alimentação saudável? Esses dias eu abri uma caixa de perguntas no meu Instagram (@maribeiro.nutri) para saber o que vocês consideram uma alimentação saudável e recebi diversas respostas, entre elas:

_ Ter uma alimentação sem exageros;
_ Comer comida de verdade (que dá em árvore e é feita em casa);
_ Comer e se sentir bem depois;
_ Não consumir muita fritura, fast food, carboidratos e bebidas alcoólicas;
_ Comer sem culpa e estar bem consigo mesmo;
_ Ter saúde e longevidade.

Sendo assim, a primeira questão que surge é: Como falar sobre alimentação saudável se cada pessoa tem uma definição diferente sobre isso?

Entre as primeiras coisas que aparecem quando pesquisamos “alimentação saudável” no Google, é uma definição de dieta saudável da Wikipédia, que nos diz: “É uma dieta que ajuda a manter ou melhorar a saúde. Uma dieta saudável fornece ao corpo o essencial da Nutrição humana, isto é, fluidos, macronutrientes, micronutrientes e quantidade adequada de calorias”.

E olha só, eu pesquisei alimentação saudável e já fui direcionada para a definição de dieta. Mas cá entre nós, a alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes!

A Organização Mundial da Saúde, em 1947, definiu saúde como um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas não ter uma doença.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, existem 10 passos para uma alimentação saudável e eles contemplam: a escolha dos alimentos; o local de realização das refeições e compra de alimentos; as habilidades culinárias; o planejamento do tempo; a alimentação fora de casa; e ser crítico quanto às informações que se recebe.

Já em 2020, a Associação Brasileira de Nutrição, no seu Guia para uma alimentação saudável em tempos de COVID 19, reforçou as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

AFINAL, O QUE É ENTÃO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Um pouco de tudo!

Todo mundo sabe que o fundamental é ter equilíbrio, mas sempre surge o famoso pensamento “será que isso pode?”, e a verdade é que você pode consumir o que quiser. Quando se entende que nenhum alimento é proibido, a pessoa se torna mais seletiva e o ato de comer se relaciona mais com o prazer do que com a culpa. É importante a alimentação ser nutritiva, mas também saborosa!

Uma alimentação saudável considera o aspecto emocional, psicológico, cultural, financeiro, familiar, as experiências e preferências de cada um.

Por fim, é essencial que cada pessoa tenha autonomia e conhecimento sobre o que se come. Se possível prefira alimentos o mais próximo de como eles são encontrados na natureza e, no caso daqueles que já vem embalados, vale a pena conferir na parte de trás do rótulo quais apresentam um menor número de ingredientes e de substâncias que você não conheça. Se estiver em casa, opte pelos alimentos mais naturais e reserve um tempo para treinar suas habilidades culinárias, deixe os alimentos em pacotes para uma situação em que precisar de praticidade ou não tiver outras opções.

QUAIS SÃO OS LIMITES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

_ Preocupação exagerada com a qualidade dos alimentos não é saudável.
_ Obsessão com o planejamento e preparo de refeições não é saudável.
_ Angústia e vergonha quando consome determinados alimentos não é saudável.
_ Senso de superioridade frente às demais pessoas que não seguem o seu padrão de alimentação não é saudável.
_ Evitar a prática social de refeições para não sair da dieta não é saudável.

Esses comportamentos são considerados inadequados, e caso ocorram necessitam de acompanhamento com um profissional especializado. Busque ajuda!

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É…

Conseguir comer um prato de salada com o mesmo prazer e atenção que se come docinhos em festa de criança, a pizza suculenta do final de semana ou aquela sobremesa depois do almoço. É conviver em uma relação de paz com a comida, ter consciência e autonomia nas escolhas alimentares, conseguir fazer as melhores escolhas com base no que há disponível e sem terrorismo.

E ai, o que acha de nos ajudar a disseminar essa imagem da alimentação saudável?

 


Mariana Ribeiro
é nutricionista, aprimoranda em transtornos alimentares e técnica em Nutrição e Dietética. É apaixonada pela ciência bioquímica e fisiológica da Nutrição, e acredita ser essencial associar esse conhecimento com o comportamento alimentar de forma que seja possível melhorar a relação das pessoas com os alimentos e o ato de comer, favorecendo a saúde e a adequada nutrição.

Acompanhe-a pelo instagram: https://www.instagram.com/maribeiro.nutri

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

%d blogueiros gostam disto: