Você está aqui:  / Dicas da Nutri / O que falta no seu prato?

O que falta no seu prato?

Você já comprou algum suplemento alimentar por conta própria ou porque acreditou que era necessário?

Não é muito difícil se deparar com algumas questões como:

– Não consegue se expor ao sol? o que acha de uma vitamina D?
– Parou de comer carne? cuidado com a anemia, precisa suplementar vitamina b12!
– Quer melhorar a sua imunidade, disposição ou energia? como assim você ainda não toma algumas vitaminas?
– Ah e não esquece do suplemento proteico também, você sabe que precisamos aumentar o consumo de proteínas, né?

Aqui vão alguns comentários sobre essas frases:
– A vitamina D atua como um hormônio no organismo, deve apenas ser suplementada em caso de deficiência comprovada por um exame.
– Realmente os produtos de origem animal apresentam a vitamina B12 na sua composição, mas não são todas as pessoas que não comem carne que precisam suplementar e aqueles que comem também podem apresentar uma deficiência.
– Será mesmo que todas as pessoas do mundo precisam das mesmas vitaminas nas mesmas quantidades para melhorar a sua saúde?
– E por fim não podemos esquecer da adorada proteína, que é tão importante quanto os outros nutrientes, porém em muitos casos os alimentos são suficientes para suprir a demanda corpo, não sendo necessária a suplementação.

Cada dia surge um novo produto “fit”, rico em proteínas, com todos os nutrientes que você precisa ou então uma versão vegetal de algum produto se dizendo agora mais saudável. Se eles realmente são a solução para uma vida mais saudável, por que os indicadores de saúde nos mostram o contrário?

Que alimentação saudável é essa? Quem são as pessoas que tanto dão recomendações para as outras seguirem? Além disso, as recomendações que chegam até você consideram a sua individualidade ou são apenas discursos prontos?

No artigo sobre como ter uma alimentação saudável conversamos um pouco sobre o que é, como ter e quais são os limites dessa alimentação tão almejada. Vamos agora entrar em um outro tópico da alimentação, para entender um pouco melhor o que de fato deve compor esse prato.
.

O QUE FALTA NO MEU PRATO?

Quando você olha para o que come, acha que é o suficiente ou falta alguma coisa?

Quando se pensa “o que falta”, normalmente o foco está no valor nutricional do prato e considera os alimentos de forma individual.

Mas proponho algo diferente: em vez de observar do que falta, o que acha de pensar “o que eu posso acrescentar”?

Reflita sobre:
– Tem algum outro alimento que deixaria esse prato mais colorido? Antes de tudo, comemos com os olhos!
O que eu tenho na minha cozinha que combina com o que eu vou comer agora?
– Tem algum tempero que eu posso acrescentar e dar um novo sabor para esses alimentos que eu já consumo no dia a dia?

É importante essa análise acontecer com o intuito de enriquecer o paladar, conhecer novos sabores ou até mesmo experimentar algo que talvez não fique do jeito que você esperava, mas tudo bem! Porque amanhã é um novo dia e que tal tentar novamente?

Aqui no blog temos várias receitas, que tal em vez de pensar em qual cápsula está faltando adicionar à sua rotina alimentar, pensar nos alimentos e receitas deliciosas que você ainda não fez e tem vontade de experimentar? E como sempre, prefira os alimentos da estação!

Espero que a partir de hoje você dê preferência à leitura de receitas do que de nomes de suplementos!

Importante: apenas utilize suplementos alimentares sob orientação do seu nutricionista e/ ou médico.

.


Mariana Ribeiro
é nutricionista com aprimoramento em transtornos alimentares e técnica em Nutrição e Dietética. É apaixonada pela ciência bioquímica e fisiológica da Nutrição, e acredita ser essencial associar esse conhecimento com o comportamento alimentar de forma que seja possível melhorar a relação das pessoas com os alimentos e o ato de comer, favorecendo a saúde e a adequada nutrição.

_ Acompanhe-a pelo Instagram @maribeiro.nutri
_ Inscreva-se no seu  canal no YouTube

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

%d blogueiros gostam disto: