Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Como e por que diminuir o consumo de sal e açúcar da nossa alimentação

Como e por que diminuir o consumo de sal e açúcar da nossa alimentação

Já virou consenso: uma alimentação com pouco sal e pouco açúcar é mais saudável. Mas vamos entender um pouco melhor por quê?

Primeiramente, o sal. Consumir sal no dia a dia não tem o menor problema. Ele fornece iodo, necessário para o nosso corpo, e realça o sabor dos alimentos. O problema é que acabamos nos perdendo pois, além do sal que adicionamos, ainda tem o sal que já está embutido nos alimentos, principalmente os industrializados. E aí acabamos consumindo uma grande quantidade de sódio, a parte ruim do sal.

Além disso, ele é considerado viciante, ou seja, quanto mais consumimos, mais nosso corpo pede. Isso faz com que você tenha que colocar uma quantidade cada vez maior para o seu paladar conseguir sentir o sabor dos alimentos.

O excesso de sal na nossa alimentação pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, assim como o aumento da pressão arterial, por causar constrição das veias. E, para quem tem histórico familiar de algum desses problemas de saúde, a atenção deve ser redobrada.

O açúcar funciona mais ou menos da mesma maneira que o sal: também é um realçador de sabor, e também é considerado viciante. Porém, além disso, ainda contribui para um possível excesso de calorias se consumido em grande quantidade.

O alto consumo de açúcar pode aumentar o risco do desenvolvimento de diabetes, aumentando também as chances de acúmulo de gordura corporal, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas diversas. E, novamente, quem tem histórico de diabetes e excesso de peso na família, deve estar atento.

Há diversos tipos de açúcares disponíveis no mercado, para escolher o melhor para você, veja esse post que fizemos com algumas dicas! E, se você quiser algo mais natural e nutritivo, pode adoçar preparações como shakes, vitaminas e iogurtes com banana, tâmara, manga ou suco integral de maçã.

Para substituir o sal e explorar novos sabores, o uso de ervas na culinária é super indicado.

Esses são alguns exemplos de vasos de ervas frescas que você pode ter em casa e ir usando aos poucos: manjericão, orégano, tomilho, alecrim, salsinha e cebolinha. Todos esses podem ser usados em saladas e para finalizar pratos prontos como arroz, legumes, carnes, frango e peixes.

Temperos secos e especiarias também funcionam muito bem para substituir o sal: cominho, orégano, salsinha, pimenta do reino, páprica, noz moscada e canela.

E pra finalizar, uma dica de misturinha bem saborosa para você começar a brincar com os sabores mil das ervas e temperos secos! Anote aí:

  • 4 colheres de sopa de cúrcuma (açafrão da terra) em pó
  • 2 colheres de sopa de pimenta síria em pó
  • 1 colher de sopa de cebola desidratada
  • 1 colher de sopa de alho em pó
  • Misture bem todos os ingredientes e guarde em um pote que tenha uma boa vedação.

Você pode usar esse tempero na salada, no arroz e feijão, frango, carne, peixes, omelete e até misturar na goma de tapioca para dar um gostinho especial!

Desafio!

O segundo #DesafioNutriCP2ou1 é “Diminua o uso de sal e de açúcar”. Evite adicionar sal ao seu prato e açúcar ao chá ou suco. Vamos nessa?

A ideia é criar um grupo que se motive, que descubra junto novos hábitos e que compartilhe essas descobertas. Por isso, a sugestão é usar a hashtag #DesafioNutriCP2ou1 ao postar fotos no Instagram e no Facebook. Use e acompanhe a hashtag #DesafioNutriCP2ou1. Desta forma, desenvolvemos o hábito em nossa rotina.

.

Raquel Labonia
é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: