Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Como substituir o açúcar refinado?

Como substituir o açúcar refinado?

O açúcar branco é um alimento proveniente da cana de açúcar que passa por um intenso processamento industrial. Ou seja, para ele ficar fino e branco, como o conhecemos, todos os seus nutrientes são retirados e aditivos químicos adicionados. Esse processo resulta em “calorias vazias”, os chamados alimentos que não agregam nada ao nosso organismo senão energia.

Além disso, o açúcar refinado tem alto poder viciante: quanto mais consumimos, mais queremos consumir. Isso não é nem um pouco interessante para o nosso corpo, uma vez que o consumo exagerado de açúcar sobrecarrega órgãos importantes como o pâncreas, por exemplo.

Por outro lado, uma vida sem açúcar também não é ideal, uma vez que a nossa alimentação, além de nutritiva, tem que ser prazerosa. Pensando nisso, reuni algumas dicas de substitutos mais saudáveis para o açúcar refinado.

 

Açúcar mascavo

Também proveniente da cana de açúcar, porém, minimamente processado. Isso resulta na sua cor escura e em flocos maiores. O processamento mínimo garante que alguns nutrientes interessantes, como minerais e vitaminas, permaneçam no alimento.

 

Açúcar demerara

Em uma escala, ele estaria entre o açúcar refinado e o mascavo. É uma escolha significativamente mais interessante do que o refinado pois, apesar de não ter tantos nutrientes como o mascavo, não sofreu adição de químicos no processo industrial.

 

Açúcar orgânico

Escolhendo o mascavo ou o demerara orgânicos você ainda garante que, além de não serem adicionados aditivos durante a sua industrialização, o cultivo é feito também sem nenhum tipo de químico, se tornando ótimas opções.

 

Mel

O mel é uma excelente opção com alto poder adoçante. Possui propriedades medicinais como antifúngica e bactericida, além de ser fonte de minerais e vitaminas do complexo B. O segredo do mel está na hora da escolha: prefira sempre o mel cru. Isso porque, quando aquecido, ele pode perder suas propriedades e se tornar um alimento de “calorias vazias”, como mencionei anteriormente.

Clique AQUI e leia mais sobre as propriedades do mel.

 

Melado de cana

Também proveniente da cana, porém, minimamente processado e rico em vitaminas e minerais. É uma ótima opção para os veganos.

 

Açúcar de coco

Vem do néctar do coco e também possui nutrientes agregados na sua composição. É absorvido mais lentamente pelo organismo e possui menos calorias do que o açúcar mascavo, porém, também tem menor poder adoçante. É o alimento da moda atual mas, apesar disso, não temos estudos consistentes mostrando a sua eficácia no processo de emagrecimento.

 

Lembrando que: a perda de peso é uma jornada multifatorial, empoderar ou demonizar um alimento específico não é interessante. 😉

Qualquer açúcar, mesmo as opções acima, quando consumido em excesso pode fazer mal. Portanto, a dica mais importante é: quanto menos açúcar nós fornecemos ao corpo, menos ele pede. Assim, conseguimos encontrar um equilíbrio de consumo para que não causemos danos ao nosso organismo.

Comece substituindo o açúcar refinado por uma das opções acima e, progressivamente, vá diminuindo a quantidade até não sentir a necessidade de adoçar o café e o suco de frutas, por exemplo! Dessa forma, seu corpo consegue aproveitar de uma forma positiva os benefícios dos açúcares mais saudáveis.

.

Raquel Labonia
é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: